Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

SeaWorld anuncia a morte da orca Tilikum




luke_news

-06 de Janeiro de 2017-

destaque_tillicumO SeaWorld anunciou nesta sexta-feira que a orca Tilikum, que estava envolvida na morte de três pessoas, incluindo sua treinadora, morreu. Segundo a “CNN”, o animal tinha idade aproximada de 35 anos.

“É com um coração partido que compartilhamos a triste notícia da morte do Tilikum, uma das mais conhecidas orcas do SeaWorld Orlando. Tilikum tem sido um membro amado da Família SeaWorld há 25 anos e tocou a vida de milhões. Ele vai sentir muita falta da família SeaWorld, assim como das muitas pessoas que ele inspirou”, informou o parque em nota.

Tilikum era uma das orcas mais famosas do parque, e alvo de diversas campanhas para que fosse libertada. Ela matou a treinadora Dawn Brancheau, de 40 anos, no parque SeaWorld de Orlando, na Flórida, em 24 de fevereiro de 2010, quando a atacou. Tilikum também estaria envolvido em duas outras mortes, segundo o documentário “Blackfish”.

Da treinadora Keltie Byrne, que caiu num tanque onde ele e outros dois animais estavam em 1991, e do visitante Daniel P Dukes, em 1999. Este último entrou no parque à noite, mergulhou numa piscina e seu corpo foi encontrado na boca de Tilikum no dia seguinte.

O SeaWorld tem sido duramente criticada desde o lançamento, em 2013, do documentário. O filme mostra como animais são capturados ainda bebês e vivem em tanques pequenos. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, o parque perdeu metade de seu valor de mercado desde então.

Em março a empresa anunciou que não terá mais orcas em seus parques. Os animais que estão atualmente em cativeiro não se reproduzirão e, quando morrerem, não serão substituídos.

Fonte: globo.com