Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

As 10 raças de cães mais inteligentes




caes_logo

As pessoas querem cães por diferentes razões. Algumas buscam companheirismo, outras um cão pequeno e de colo e algumas pessoas querem um cão que pode ser facilmente treinado. Existem raças de cães que são naturalmente mais inteligentes do que outras e a vivacidade dos cães pode ser surpreendente. A mostra de sua capacidade de inteligência é a facilidade que têm para entender as ordens de seus donos, assim como, depois de adestrado, guiar pessoas cegas, abrir portas, farejar drogas, etc.

Esta lista dos cães mais inteligentes é baseada no estudo realizado por Stanley Coren, quem resultou no livro “The Intelligence of Dogs” que explica os três tipos de inteligência de cães: A Inteligência de Adaptação (habilidade de aprender e solucionar um problema); A Inteligência Instintiva e a Inteligência de Trabalho/Obediência. As duas primeiras inteligências são especificações individuais para cada cão, enquanto a terceira Inteligência de Trabalho/Obediência pode ser aplicada a todas raças.

A seguir, a lista das 10 raças mais inteligentes e mais facilmente treinadas. Não podemos esquecer que todo cão é individual e têm a sua própria personalidade e característica.

borderO primeiro da lista é o Border Collie, que é amplamente considerado como o cão mais inteligente. Estes cães têm sido usados por centenas de anos para pastoreio, devido à sua capacidade de compreender e seguir as instruções. São animais extremamente focados.

poodle5O segundo pode surpreender alguns, uma vez que são vistos como divertidos, mas O Poodle é um cão, considerado por especialistas, dos mais inteligentes. É capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo o mundo.

pastor_alemao2O Pastor Alemão é o terceiro. É um cão de pastoreio demonstrando coragem, inteligência e combatividade. Além disso, são fortes, velozes, e particularmente resistentes às grandes caminhadas e à interpérie. O Pastor Alemão, é o mais conhecido cão pastor. É utilizado hoje em dia, principalmente como guardião e protetor, como auxiliar na luta contra o tráfico de entorpecentes, eficaz para resgate de pessoas feridas, guia de cegos, além de ser um companheiro insuperável. É, sem dúvida um cão muito inteligente. Gosta do trabalho, e aprende com muita facilidade.

goldenretrieverO quarto da lista é o Golden Retriever. Alegre, ágil, forte, de movimentos leves, expressão mansa e caráter dócil. Essas características resumem os principais traços deste belíssimo cão de caça, que adora aprender e está sempre pronto ao trabalho. É muito inteligente, obediente e está apto a realizar as mais diversas funções.

doberman2Dobermans, estão em quinto lugar e são considerados elegantes cães de trabalho, de andadura elástica e leves, capaesz de cobrir terrenos extensos, especialmente aptos a defesa e a guarda. Têm qualidades físicas e psíquicas fantásticas. É atento, obediente, muito fiel e de fácil adestramento devido à sua inteligência, à sua aptidão natural para a guarda, ao seu ótimo olfato, à sua vontade de trabalhar e à sua obediência.

shetland_sheepdogAssim como o Border Collie, Shetland Sheepdog esta na lista dos 10 mais e em sexto lugar devido à sua inteligência extremamente alta. O fato de serem tão brilhantes e alertas também os tornam muito bons cães de guarda.

labrador2Em seguida e em sétimo lugar, temos o Labrador Retriever, que é uma das mais conhecidas raças de cão. Notabiliza-se por sua amabilidade, inteligência e obediência. Devido a estas características, são freqüentemente treinados para cães de caça, de assistência, como cães-guia ou de serviço.

papillon2Em oitavo lugar temos o Papillon, temperamento meigo e tranqüilo com jeito garboso e diferenciado pelas orelhas em formato de asas de borboleta. Daí o nome Papillon, que em francês é borboleta. O Papillon sempre se destacou pelo desejo de agradar ao homem. Tanto que entre as raças pequenas só perde em obediência para o Poodle, segundo o canadense Stanley Coren, pesquisador da inteligência canina. Cão extremamente leal.

rottO Rottweiler é o nono da lista. Sua inteligência é notável, e sua devoção e dedicação ao trabalho são extraordinárias, assim como sua obediência, incorruptibilidade, sua força e sua tenacidade. O aspecto geral da raça demonstra, à primeira vista, espontaneidade e coragem. Seu olhar tranquilo denota suavidade e fidelidade absoluta.

cattle_dogO Australian Cattle Dog, completa nossa lista dos 10 cães mais inteligentes. É um cão para trabalho com gado (pastoreiro), sendo largamente utilizado nas fazendas dos EUA, Austrália e Canadá. De temperamento calmo, porém desconfiado com estranhos, e muito apegado ao dono e sua morada, esta raça pode ser o cão ideal para guarda de propriedades rurais, visto que trata o local aonde vive como seu palácio.
Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora chefe