Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Como lidar com o ciúme dos cães




caes_logo

ciumesMuita gente pode não acreditar, mas os cães também tem ciúme. Pode ser pela chegada de um cão novo, de um bebê, outro animal, uma visita nova e até pessoas da mesma família que não podem chegar perto uma da outra. Com certeza, muita gente já passou por isso.

Cães que são muito ciumentos geralmente são muito controladores. Isso acontece porque são muito mimados, fazem tudo o que querem, na hora que querem. Dessa forma, eles acabam ficando com a missão de controlar tudo e todos, porque não tem limites no dia-a-dia. Alguns demonstram isso de uma forma bem sutil, simplesmente entrando na frente do outro ou latindo. Outros já demonstram de uma forma mais perigosa, rosnando ou avançando na pessoa ou no animal que, na visão deles, chegou muito perto de onde não deveria.

Quem tem dois cães ou mais em casa pode ter o problema do ciúme com frequencia. Muita gente, não acha nada de mais a disputa de atenção entre dois cães, mas não é bem assim. Algo que é pequeno e que as pessoas não consideram nada pode virar algo bem grave e até causar brigas feias entre eles. O ciúme acontece simplesmente porque um dos cães acha que vai perder muita coisa na presença do outro. Geralmente, isso acontece mesmo e aí a situação pode ficar cada vez pior. Então, seguem algumas dicas para você que já tem dois cães ou mais, ou está pensando em ter outro.

Sempre associe a presença do outro cão com coisas boas – carinho, petisco, atenção. Se você estiver com um dos cães no colo (ou no sofá), intensifique o carinho e dê mais petiscos gostosos para ele quando o outro estiver se aproximando. Nunca pare de dar atenção para aquele que já está com você. Geralmente, as pessoas fazem o contrário e acabam dando mais atenção para aquele que está chegando. Isso faz com que quem já está no colo fique cada vez mais ciumento, tentando a qualquer custo afastar o outro. Isso também vale para a chegada de pessoas da família, visitas ou o bebê novo. Sempre use reforço positivo quando há aproximação de alguém e o cão de comporta de uma maneira adequada.

Outra situação de ciúme é quando o dono chega em casa e todos os cães querem sua atenção. Cuidado! Essa é uma das situações em que mais ocorrem brigas entre cães. Controle muito bem as situações e evite fazer carinho quando os cães estiverem ansiosos – o que geralmente acontece quando as pessoas chegam em casa. Ignore os cães até que eles se acalmem e só assim dê atenção a eles. O uso de comandos como o “senta” ou “fica” nessa situação pode ser muito útil e evitará confusão, mantendo a ordem entre eles.

Por Tatiane Ichitani –
Consultora comportamental e adestradora