Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Enriquecimento Ambiental: que benefícios traz? Como fazer?




caes_logo

É muito comum ouvir histórias de cães que destroem os objetos dos donos quando estão sozinhos ou não. Mas você já chegou a pensar que eles ficam um tempão dentro de casa, sem nada para fazer, enquanto você sai para trabalhar? São, pelo menos, oito horas por dia! Obviamente, os cães vão procurar alguma coisa para fazer quando se sentem entediados. E, geralmente, o que eles encontram pela frente são os pés das cadeiras, a almofada, o chinelo, a meia etc…

Por isso, neste artigo, vamos falar de enriquecimento ambiental. O objetivo é criar um ambiente interativo, com atividades importantes para ocupar a mente e o corpo. Enriquecer o ambiente é pensar em criar atividades, já que na natureza eles estariam caçando, brincando com outros cães, acasalando etc. gastando seu tempo e energia. É natural que eles procurem o que fazer. Por isso, o mais saudável é oferecer alternativas para que eles possam conviver com os humanos de uma forma mais adequada e equilibrada.

Podemos começar escondendo a ração ou petiscos caninos pela casa: o cão teria que procurar sua comida atrás do sofá, do lado do armário, debaixo da cama… E ainda teria que tentar farejar o caminho que o dono fez para esconder a comida! Podemos também colocar a comida dentro de uma garrafa pet com furos. Ele precisaria interagir com a garrafa para que a comida caia. Podemos usar caixas de papelão no lugar da garrafa pet também. No início, facilite a brincadeira e vá aumentando gradativamente o nível de dificuldade, diminuindo os buracos da garrafa ou escondendo em lugares mais difíceis. Existem alguns brinquedos especiais que podem ser encontrados em pet shops com a mesma finalidade.

Alguns cães, além de procurar a comida, também irão destruir a garrafa pet e a caixa de papelão. Para eles, podemos oferecer mais algumas alternativas que podem ser destruídas, como coco verde (eles adoram descascar), ossos e brinquedos próprios para serem destruídos. Procure sempre supervisionar essas brincadeiras, que podem se tornar perigosas caso o seu cão seja daqueles que engole tudo o que vê pela frente!

Passeios e atividade física também são importantes para o enriquecimento ambiental e mental. Ensinar o cão a buscar objetos e interagir com as pessoas e caminhadas pelo parque para estimular a sociabilização são atividades importantes para que o cachorro tenha uma vida mais equilibrada.

Todos os animais precisam de enriquecimento ambiental: pássaros, gatos, coelhos etc. Por isso, sempre pense em dar uma qualidade de vida melhor para o seu bichinho e, se for o caso, consulte um veterinário e um especialista em comportamento animal para auxiliar na escolha das melhores atividades. Muitos problemas comportamentais podem melhorar ou até ser evitados com a introdução do enriquecimento ambiental. Por isso, vale muito a pena proporcionar estas atividades ao seu pet.

Texto: Tatiane Ichitani (consultora de comportamento da Cão Cidadão)
Revisão e Edição: Alex Candido