Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Cor na Pelagem dos Cães – Marcação Preto e Castanho e as variações das marcações preto e castanho




caes_logo

cor_001De uma forma geral, sem entrar em pequenos detalhes de padrões de raça, as marcas castanho (tan) são iguais em todas as espécies que a possuem como, por exemplo, as cabras.

São marcas em castanho avermelhado que variam, apenas, nas tonalidades que vão do mogno escuro ao castanho amarelado e estão delimitadas às mesmas regiões, qualquer que seja a raça canina.

Localização e Descrição das Marcas:

 cor_002

 1 – um disco acima de cada olho de, aproximadamente, 1 a 2 cm de diâmetro, dependendo do tamanho da raça, na região das arcadas superciliares, onde ficam os tubérculos dos pêlos tácteis;

2 – uma ilha em cada face, onde também ficam tubérculos de pêlos tácteis;

3 – nas faces ventral e laterais do focinho, uma marca limitada por uma linha que vai da parte posterior da trufa, passando perto da ilha, abrangendo os tubérculos dos pêlos tácteis, e unindo-se, na garganta em V, no centro da face ventral do pescoço;

cor_003 4 – no antepeito, duas marcas formando, horizontalmente, dois triângulos isósceles, que se unem pelo vértice agudo, na altura da ponta do esterno;
cor_004 5 – nas patas anteriores, até o terço distal do antebraço, em curva sinuosa, mais baixa na face anterior e mais alta na face medial;
6 – nas patas posteriores até o jarrete, subindo pela face medial, anterior e, um pouco, na posterior, até a coxa;
cor_flis 7 – uma flor de lis, de ponta-cabeça, em torno do ânus e, sob a cauda, no terço proximal.
Algumas raças, entretanto, têm pequenas variações como, por exemplo, o manchester terrier que deve ter uma marca preta (chamada de polegar) na face anterior do metacarpo enquanto que, o padrão da raça pinscher desqualifica o exemplar que apresentar essa mesma marca.

Nas raças marcadas de preto-e-castanho que ostentam uma pelagem longa, o aspecto visual das marcas do antepeito se modifica. Embora as raízes obedeçam à mesma regra, devido ao comprimento dos pêlos, às vezes, misturam-se com os pêlos pretos, tornando esses triângulos quase imperceptíveis. Se a marcação for fechada, praticamente desaparecem.

As variações das marcações preto e castanho

As variações do preto vão desde o preto saturado e brilhante até os cinzas claros, chamados de azuis. As regiões pretas, em algumas raças, como o pisncher, e o doberman podem apresentar-se marrom avermelhado escuro.

As marcas castanho, variam desde o castanho avermelhado saturado, até o castanho amarelado claro. Quanto mais escura e saturada for a cor castanho, melhor será a qualidade da pigmentação.

As marcações podem variar, também, quanto à definição dos limites e o tamanho das marcas.

Essas variações são chamadas de marcações abertas, marcações fechadas e marcações corretas.

Alguns padrões de raça, como o do cocker spaniel, estabelecem um parâmetro para esses limites: 10%. As marcas castanho poderão ocupar uma área máxima de 10% da área total da pelagem para que seja considerada correta.

cor_005 cor_006
Marcação fechada, significa que a superfície da cor preta é maior do que a estabelecida pelo padrão da raça.
A marcação aberta, ao contrário, quer dizer que a superfície da cor castanho ocupa uma área maior do que a estabelecida.
A região preta poderá, também, invadir as marcas castanho de maneira desordenada, interferindo na cor das marcas.
Esse defeito de marcação é chamado de marcação suja ou encarvoada.
Bruno Tausz
Etólogo Presidente do Conselho de Cinologia da CBKC
Árbitro de Todas as Raças