Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Cor na Pelagem dos Cães – O Escrúpulo no Controle Genético Limita o Nascimento do Cão Albino




caes_logo

apenzeller1Algumas raças, como o rottweiler, nos primórdios, logo após a sua descoberta, tinham marcações brancas, como as do bóxer, de nossos dias. Através de rigorosa seleção, o branco foi quase que totalmente eliminado.

Na Suíça, onde não houve este tipo de preocupação, permanece uma raça, igual a rottweiler, menor, mas, conservando as marcações brancas: o boiadeiro de Appenzell (Appenzeller Sennenhund).

Não acreditar na possibilidade do controle, através do fenótipo, é descartar a existência de infinitas possibilidades combinatórias entre genitores, para manter-se a marcação sob controle genético.

A probabilidade de nascerem exemplares brancos é maior, entre genitores cujo fenótipo atesta serem portadores do gene recessivo responsável pela despigmentação.

Genitores, cujo fenótipo não apresenta marcação, indicando que o fator para o branco, se presente, está latente, reduz, a níveis bem seguros o risco de nascimento de exemplares brancos, por exemplo: o acasalamento entre um exemplar “marcado” e um sem “marcações brancas”.

O contrôle da área invadida pela despigmentação, numa criação consciente, pode ser exercido com uma certa facilidade.

Bruno Tausz
Etólogo Presidente do Conselho de Cinologia da CBKC
Árbitro de Todas as Raças