Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Dia mundial de Ação de Graças – “Thanksgiving”




logo_curiosidade

-24 de Novembro de 2016-

destaque_thanksgivingO dia de Ação de Graças (Thanksgiving) é um feriado comemorado anualmente nos EUA sempre na quarta quinta-feira do mês de Novembro. A maioria das pessoas comemora essa data se reunindo com os familiares e amigos para um banquete tradicional onde o prato principal é o peru.

Nossa história começa em 1620 quando o “Mayflower” navio inglês, saiu da Inglaterra levando a bordo muitas famílias. Eram os peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, foram buscar liberdade em novas terras. Chegando ao continente americano, se depararam com muitos índios nativos, animais selvagens e muito frio. O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias que , com fé em Deus, não desanimaram. Tiveram muita ajuda dos índios que os ensinaram a plantar e caçar. Com essa ajuda, os peregrinos sobreviveram e no primeiro outono, em 1621, tiveram a primeira colheita abençoada e abundante. Emocionados e agradecidos, reuniram as famílias e convidaram os índios para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Como o peru era um animal nativo e facilmente encontrado no território americano e, pelo tamanho podia alimentar muitas pessoas ao mesmo tempo, foi utilizado para esta festa.

Nascia assim o “Thanksgiving”, celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt , em 1939,e aprovada eplo Congresso em 1941. O Peru se tornou tradição e até hoje e o prato principal da comemoração do dia de Ação de Graças.

No Brasil

A idéia de transformar o “Dia de Ação de Graças” em acontecimento unversal nasceu de um brasileiro, Joaquim Nabuco, quando Embaixador do Brasil em Washington.

Em 1909, na Catedral de São Patrício, ao final da primeira Missa Pan-Americana, que celebrava o “Dia de Ação de Graças”, o Embaixador brasileiro formulou publicamente o seguinte voto: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus”.

O diplomata brasileiro soube expressar em sua idéia todo o conhecimento que tinha sobre a população de seu país, baseado em seu passado histórico, firmando sempre, desde as origens, nas tradições cristãs do respeito à liberdade e aos direitos humanos, na proibição constitucional das guerras, na busca de solução dos conflitos sem derramamento de sangue, enfim, um país voltado para a paz.

No Brasil, o “Dia Nacional de Ação de Graças” foi instituído por meio da Lei nº 781, de 17 de agosto de 1949, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra. O Decreto nº 57.298, de 19 de novembro de 1965, regulamenta as comemorações do “Dia Nacional de Ação de Graças”. Finalmente, a Lei nº 5.110, de 22 de setembro de 1966, determina que o “Dia Nacional de Ação de Graças” seja comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, sendo o Ministério da Justiça o órgão legalmente incumbido de promover a sua celebração.

Lucia Helena Salvetti de Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe