ALCON

Google
 

Preocupações Após o Parto de Éguas.  

Após o parto, o momento certo para a ruptura do cordão umbilical é aquele em que já não se nota a pulsação do cordão. Como o cordão umbilical do eqüino é longo e espiralado, normalmente a ruptura costuma acontecer sem intervenção, mas se o cordão não romper podemos faze-lo através de tesoura ou emasculador. Após a ruptura, recomenda-se tratar o coto umbilical do neonato (potro) com imersão em tintura de iodo a 2%, de modo que as paredes interna e externa tenham contato com o produto. Outro cuidado a ser tomado com o recém-nascido é livrá-lo de líquidos que por ventura estejam obstruindo as fossas nasais.

O tempo normal para o descolamento da placenta em eqüinos é de poucos minutos, e se não tiver ocorrido após algumas horas, é recomendável a administração de medicação preventiva para algumas complicações como laminite e retenção de placenta. A medicação deve ser sempre receitada por um Médico Veterinário. Problemas como mamite ou mastite em éguas é bem raro, mas se isso ocorrer devemos tratá-la para evitar que contato do potro com este leite. Para isso os tetos da égua devem ser sempre observados no período peri-parto e se constatada a mamite, está deve ser tratada com medicação sistêmica e não tópica como acontece nas vacas.

Devemos sempre deixar a égua e o potro bem tranqüilos evitando intervenções desnecessárias. É importante acompanhar o potro levantando e mamando, o primeiro leite, que é chamado de colostro, é rico em imuno-globulinas. As imuno-globulinas vão proteger o potro de possíveis infecções e formará o seu sistema imune. Outra ponto a ser observado no pós-parto é a expulsão do mecônio (conteúdo retal do neonato), se isso não ocorrer deve ser administrado um enema de glicerina para hidratar e lubrificar o conteúdo retal, e esse ser expulso. Com isso o sistema gastrointestinal fica livre para excretar as fezes e funcionar normalmente.

O Parto de eqüinos deve ser sempre acompanhado, se possível por um Médico Veterinário, para evitar problemas e manter o bem estar da égua e do potro.

 

Dr. Luis Augusto Ferreira Rossa - São Paulo - SP
CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.