Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Cortiçol-de-barriga-branca




logo_zoo

corticolNOME COMUM:Cortiçol-de-barriga-branca
NOME CIENTÍFICO: Pterocles alchata
NOME EM INGLÊS: Pin-tailed Sandgrouse
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Columbiformes
FAMÍLIA: Pteroclididae
COMPRIMENTO: 35cm
ENVERGADURA:60cm
ALIMENTAçÃO: A dieta consiste principalmente em matéria vegetal, sementes, folhas e rebentos e também insetos principalmente Coleópteros
REPRODUÇÃO: Espécie essencialmente monogâmica, a relação dura possivelmente toda a vida. O ninho encontra-se no solo abrigado no meio de cobertura densa, em zonas com vegetação marginal ou não cultivadas ou em pastagens extensivas. Ambos os pais cuidam das crias até estas chegarem a adultas. Pouco depois de nascerem, os filhotes já conseguem andar e se alimentar. Mas, como não sabem voar, o pai lhes traz água.
HABITAT: Espécie estepária, freqüenta pastagens secas e abertas, sem árvores ou arbustos altos. Prefere planícies baixas, com um mosaico que compreende pastagens naturais, campos aráveis e terrenos arenosos ou salinos incultos; zonas lodosas ou pântanos secos, terrenos de barro
alternados com zonas arenosas e dunas de areia.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: O cortiçol vive do sul da França ao Saara e da Espanha à Mongólia.
Como o cortiçol precisa beber água de manhã e à tarde, os adultos chegam a voar dezenas de quilômetros para encontrar um curso de água. os filhotes, que não sabem voar, bebem a água que o pai lhes traz nas plumas do vento e do peito.

Existem umas dez espécies de cortiçois, que diferem no tamanho, na plumagem e na maior ou menor adaptação à vida no deserto. O cortiçol-de-barriga-branca, a espécie mais espalhada, só é encontrado nas regiões pedregosas, vivendo em grandes bandos. Como os outros cortiçóis, tem asas compridas e vôo rápido, sendo capaz de percorrer 60 km de manhã e outros 60à tarde para encontrar água. Suas patas são curtas e, por isso, procura no chão os grãos de que se alimenta.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe