ALCON

Google
 
Acidentes Ofídicos

 


É muito grande o número de acidentes humanos causados por mordeduras de cobras venenosas. Se considerarmos que os animais Domésticos permanecem, pelo menos, o dobro do tempo que um homem do campo, em contato, com o ambiente natural (pastos, capineiras, campos, etc...), é de se concluir que o número de acidentes aumentam consideravelmente.

Os prejuízos com mortes de animais por mordedura de cobras, supera, em muitos casos, mortes causadas por doenças infecciosas ou parasitárias. É de extrema importância, que todo proprietário rural que possua criações domésticas, tenha em sua propriedade algumas ampolas de soro, para atender a tais acidentes, na sua maioria letais.

Quando a cobra venenosa ataca o animal os sinais de picada são muito variáveis, indo desde os dois pontos hemorrágicos deixados pela presa até a uma simples arranhadura. Em alguns casos pode haver até mesmo ausência de sinal.

Dentre as serpentes venenosas mais comuns no Brasil destacamos:

1) Família Viperidae - Sub-Família Crotalinae (com fosseta lacrimal).

a) Gênero Bothrops (Jararacas)

B. Jararaca Jararacas
B. Jararacussu jararacussu
B. Atrox Jararaca Grão de Arroz
B. Cotiara cotiara
B. Moogeni Caissaca
B. Alternatus urutú

b) Gênero Crotalus (cascavel) - Caracterizada pelo guizo na cauda.
c) Gênero Lachesis (Surucuçu)

2) Família Elapidae
Gênero Micrurus
Corais venenosas

Sintomas mais comuns nos acidentes ofídicos

1) Botrópico (Jararacas)

No Brasil, mais de 80% dos acidentes causados por cobras tem sua origem nos ofídeos do gênero botrópico (jararacas, jaracussu, urutu). A picada é dolorosa, produzindo inchação local, vermelhidão, podendo aparecer bolhas também. Poderá ocorrer posteriormente, hemorragia nas gengivas e urina vermelha. Há possibilidade de necrose no local da picada.
Tratamento: Soro Antibotrópico
Em caso de dúvida do criador quanto ao tipo de cobra que picou o animal, pode-se aplicar no mesmo momento o Soro Polivalente.

2) Crotálico (cascavel)

No Brasil em torno de 18% dos acidentes causados por cobras tem sua origem nos ofídeos do gênero crotálico (cascavel). A picada nem sempre é dolorosa. Dentro de 30 a 60 minutos manifesta-se o "Fascies neurotóxico", que consiste na queda das pálpebras, paralisia dos músculos motores dos olhos, acarretando a perda da cisão. Mais tarde a urina pode tornar-se vermelha (castanho escura). Em casos graves, pode haver diminuição da urina e mesmo anúria devido à lesão renal.
Tratamento: Soro Anticrotálico
Em casos de dúvida do criador quanto ao tipo de cobra que picou o animal, pode-se aplicar no mesmo momento o Soro Polivalente.

Tratamento auxiliar nos acidentes ofídicos

Dentro dos primeiros 30 minutos, é conveniente fazer pequenas picadas com uma agulha no local e em volta da picada para ajudar a extrair o sangue com o veneno inoculado. Deixar o animal em descanso evitando assim que a excitação provoque aumento dos batimentos cardíacos e consequentemente maior velocidade da circulação do sangue e consequentemente do veneno. Executar a soroterapia especifica imediatamente.

Saiba mais sobre:

Surucucu - Cascavel- Jararaca

 

Bibliografia consultada:

Soerensen, Bruno - Animais Peçonhentos

Livraria Atheneu Editora - 1990

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.