ALCON

Google
 
Vacinação - Gatos



Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves

Assim que você comprar ou ganhar um gatinho, convém levá-lo ao Médico Veterinario para uma avaliação geral. Enquanto seu animalzinho não estiver com as vacinas em dia tome cuidado para que ele entre em contato apenas com animais saudáveis e, quando levá-lo na clínica veterinária mantenha-o no colo e distante dos outros gatos.


Quadro de vacinação em Gatos
  60 dias de idade  Vacina quintupla - 1ª dose
  90 dias de idade  Vacina quintupla - 2ª dose
  120 dias de idade Vacina quintupla - 3ª dose
1 semana após a aplicação da 3ª dose da quintupla  Vacina Anti-Rábica

OBS: O reforço da vacina tríplice e Anti-rábica deve ser anual.

 

Veja a seguir as doeças, que são evitadas com a vacinação, e os seus sintomas. Ao menor sinal leve o seu gato a um Médico veterinário, somente ele é capaz de avaliar, diagnosticar e tratar uma doença.


PANLEUCOPENIA:doença viral, muito parecido com a parvovirose canina.

RINOTRAQUEITE: doença viral.

Manifestação:

  • espirros, conjuntivite, dificuldade respiratória, corrimento nasal catarral, febre, prostatação, inapetência e as vezes associado a pneumonia.

    CALICEVIROSE: doença viral. O quadro é muito semelhate a rinotraqueite. Estas doenças são conhecidas como gripe dos felinos.

    RAIVA: Doença infecto contagiosa aguda e fatal, caracterizada por sinais nervosos, apresentados por agressividade e por semi-paralisia ou paralisia. Tempo de encubação: pode aparecer de 10 a 90 dias.

    LEUCEMIA FELINA: É um vírus que pode causar uma neoplasia (câncer), é transmitido de gato para gato por contato direto ou congenitamente e está presente na saliva. Gatos podem apresentar infecções subclínicas e desenvolver imunidade ao vírus ou se infectar de forma persistente.
    Problemas e sinais clínicos: normalmente, a doença é marcado por anemia, letargia e disfagia, o linfossarcoma no medistino pode causar dispinéia, disfagia deslocamente do esofago e orgãos toráxicos. Na sua forma abdominal causa freqüentemente enterites e a sindrome da malabsorção, uremia (rins), nos fígados causa principalmente icterícia. E na forma multifocal os dados são quase irreversíveis onde se espalha pelo corpo todo, podendo até atingir o canal medular (espinha).
    Diagnóstico:

    exames histológicos ou citológicos de tumores nos orgãos afetados, o exame hematológico pode auxiliar também no diagnóstico.


    Profilaxia:

    vacinação, controle e elinimação de gatos doentes ou positivos. O tratamante é a base de quimiterapia intensa.

    CLAMIDIOSE: Menos grave que a leucemia, causa principalmente problemas no trato gastro intestinal, semelhante a parvovirose canina e a panleucopenia nos gatos, mas pode eventualmente causar abortos e pneumonias, é facilmente isolada em laboratórios a partir de amostras intestinais, onde é seu reservatório. Pode se apresentar na forma subclínica e é facilmente encontrada também em bovinos, ovinos e suínos.

     

    INFORMAÇÕES:

    Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves - São Paulo - CRMV-SP 10.821
CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.