menu_zoo Outros Vermes Répteis Protozoários Primatas Poriferos Peixes Moluscos Miriápodes mamífeors Insetos Felinos Fauna Brasil Equinodermos Crustáceos Celenterados Aves Aracnídeos Anfíbios Ameaçados Acrânios


ALCON

Google
 

Anfibios


O termo anfíbio é derivado do Grego amphibios, o qual significa "vida dupla"- uma referência aos dois estágios do ciclo de vida desta classe de animais.

Os anfíbios são muito antigos, derivados de peixes primitivos, aparecidos há mais de 350 milhões de anos. São vertebrados tetrápodos pecilotermos com ele lisa, rica em glândulas. A postura ocorre na água: o desenvolvimento comporta um estado larval , na maioria dos casos aquático , com respiração branquial , seguido de metamorfose . O adulto pode ser terrestre.

As formas atuais são divididas em três grupos: urodelos, anuros e os ápodos. Podem ser definidos como tetrápodos pecilotérmicos, com a pele lisa, rica em glândulas. Os adultos em sua maioria são terrestres, contudo, os ovos são depositados ou eliminados na água e a larva também lá permanecerá.

O tegumento é composto por uma epiderme simples, uma `` capa `` geratriz e uma derme elástica. Contém muitas glândulas as quais produzem um muco protetor, formando uma espécie de limo sobre a pele. Em alguns casos a secreção pode ser venenosa para predadores.

Sapos e rãs possuem uma glândula parotídea especial atrás dos olhos, a qual produz uma secreção leitosa, nociva ou venenosa. Esta secreção da glândula parotídea, que é encontrada no Bufo marinus e no Bufo alvarius, contém um glicosídeo cardioativo, que pode ser letal para cães. Somente algumas aves, serpentes e lagartos alimentam-se destes anfíbios.

No adulto a "capa" superficial da epiderme se renova periodicamente; esta muda parece ser um fenômeno de descamação não ligado ao crescimento. O mais frequente é não se observar a muda (troca de pele ou EXUVIA), pois o animal a come. O aparelho digestivo não apresenta particularidades, salvo na língua , a qual nos peixes , está aderida ao solo bucal mas é móvel nos tetrápodos e pode desempenhar um papel ativo na captura das presas .

Os anuros possuem uma adaptação esquelética especial que lhes permite saltar e pular. São dotados de uma espinha curta, membros anteriores curtos, membros posteriores longos e uma pelve especializada.

A maioria dos sapos e rãs não possui dentes na mandíbula. Eles possuem, contudo, bocas grandes e línguas modificadas para capturar as presas. Os alimentos são detectados pela visão e olfato. A visão das rãs e sapos adultos é adaptada para a vida terrestre. Os olhos são grandes, com fenda pupilar sensível a luz e aos movimentos e são efetivos com pouca luminosidade e para visão noturna. Os adultos também possuem uma aguda sensibilidade auditiva.

A respiração efetua-se ao nível da pele, muito fina sobre tudo nas espécies aquáticas, na mucosa bucofaríngea, brânquias e pulmões. Estes tegumentos devem estar sempre úmidos, pois caso contrário o animal se desidrata muito rapidamente e morre. A respiração cutânea pode ser predominante e assegurar a totalidade das trocas respiratórias; é o caso dos Pletodontidos, em quais faltam os pulmões nos adultos. As larvas dos anfíbios vivem em meio aquático e estão caracterizados por uma respiração branquial. No momento da metamorfose, ocorre a regressão das brânquias e aparecem os pulmões, os quais são sacos simples de paredes ligeiramente ´´ pregadas ``. Na natureza convivem melhor em águas estancadas, charcos , e estanques ricos em plantas , rios de água corrente fraca . As formas terrestres buscam a terra branda, tocos velhos, valas, galerias no solo, às vezes areia; em todos os casos é indispensável a umidade .


BIBLIOGRAFIA

. Guia Del Terrario. Autores: Gilbert Matz e Maurice Vanderhaege. Editora Omega, Barcelona; 1979.
. Practical Exotic Animal Medicine. Autora: Karen L. Rosenthal. Published by Veterinary Learning Systems Trenton, New Jersey; 1997.

Carlos Alexandre Pessoa
Médico Veterinário - CRMV/SP: 8621
www.animalexotico.com.br


Versão para imprimir

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança




Sa�de Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.