ALCON

Google
 
 Beleza Rara e muita destreza

 

Publicado originalmente no Alcon News

Esta pequena e colorida “máquina de voar” a muitos encanta por seu brilho intenso e por seu comportamento curioso. O Beija-Flor pertence a família Trochilidae, onde estão incluídas mais de 300 espécies. Entre elas encontramos o Beija-Flor Abelha (Mellisuga helenae), originário de Cuba, que mede cerca de 6 cm de comprimento da ponta da cauda até a ponta de seu bico, sendo a menor ave do mundo. No outro extremo encontramos o Beija-Flor Cauda-de-Tesoura (Eupetomena macroura), um dos maiores do grupo, medindo cerca de 17 cm. Encontram-se distribuídos apenas na porção oeste do globo terrestre e habitam os mais diversos locais, de desertos a florestas úmidas e de regiões costeiras até as alturas da Cordilheira dos Andes.

O Beija-flor é o único capaz de voar para trás.

Características

                    O Beija-Flor é a única ave capaz de voar para trás, graças ao arranjo esquelético-muscular que possui. Chega a bater as asas mais de 70 vezes por segundo, conforme a espécie, podendo permanecer “parado no ar” em pleno vôo. Devido à velocidade com que bate suas asas, produz um som semelhante a um zumbido (humm), sendo por isso chamado Hummingbird, em inglês. O efeito fruta-cor de suas penas é obtido pela passagem de luz através das estruturas iridescentes presentes em suas penas.

“Parado no ar” em pleno vôo. Devido à velocidade com que bate suas asas, produz um som semelhante a um zumbido (humm), sendo por isso chamado Hummingbird, em inglês. O efeito fruta-cor de suas penas é obtido pela passagem de luz através das estruturas iridescentes presentes em suas penas.

                    Valem-se da velha máxima “tamanho não é documento”. São extremamente territorialistas, não se importando com o tamanho de seus adversários. Chegam literalmente a tomar conta de uma árvore ou fonte de alimento, dando rasantes e perseguindo quem adentrar seu território. São capazes de expulsar gaviões e outras aves maiores. Costumam permanecer sozinhos a maior parte do tempo. Normalmente são vistos aos pares apenas no período reprodutivo, quando realizam uma belíssima corte composta por sons e vôos acrobáticos.

                    Os machos apresentam coloração mais intensa do que as fêmeas e o comportamento de “mergulhar” no ar. Este mergulho em forma de “U” é utilizado pelos Beija-Flores machos durante a corte e também como impulso, para ganhar mais altura.

A fêmea é responsável pelas tarefas de construção do ninho, choco, alimentação e a proteção aos filhotes. Constrói o pequeno ninho nas forquilhas das árvores, utilizando líquens, musgos, folhas e painas, revestindo-os depois com teias de aranha, o que garante impermeabilização e resistência. O pequeno ninho de forma cilíndrica comporta dois pequenos ovos. Após 3 ou 4 semanas do nascimento, os filhotes já estão prontos para deixar o ninho.

Um Beija-flor se alimenta 10 a 15 vezes por hora

Alimentação

                    Por ser um animal de sangue quente (endotérmico), como qualquer outra ave, o Beija-Flor necessita de muita energia para manter sua temperatura corporal. Esta energia é obtida essencialmente do néctar das flores. Algumas espécies chegam a visitar cerca de 2000 flores por dia. Devido à quantidade de energia que necessitam para manter suas atividades físicas e metabólicas, um Beija-Flor se alimenta de 10 a 15 vezes por hora. Se ingeríssemos, proporcionalmente, a mesma quantidade de açúcar que o Beija-Flor necessita, entraríamos em coma diabético. Isto não ocorre com estas aves devido ao seu rápido e eficiente processo gastrointestinal de quebra e absorção de açúcares. Além do néctar, alimentam-se de pequenos insetos, aranhas e pólen, garantindo assim proteínas para suas estruturas musculares.

                    Para poupar energia durante a noite, o Beija-Flor reduz ao máximo seus batimentos cardíacos e sua temperatura corporal, entrando no chamado “estado de torpor”. É como se o Beija-Flor entrasse em uma curta hibernação. Ao amanhecer ele lentamente sai do estado de torpor, levando cerca de 20 minutos para despertar, e reinicia suas atividades normais.

O Uso do Açucar comum ou mel em bebedouros para Beija-flor é condenável.

Na natureza desempenham um importante papel na polinização das plantas. O tamanho e o formato do bico (mais ou menos curvo) podem variar em função do formato da flor que costumam visitar. Além do bico, os Beija-Flores contam com o auxílio de sua comprida língua para sugar o néctar das flores.

Têm preferência por flores vermelhas e amarelas, em especial as que o néctar possua mais sacarose do que outros açúcares. Os Beija-Flores possuem boa memória, podendo se lembrar de fontes de alimento de anos anteriores. Existem relatos científicos de Beija-Flores que visitaram por mais de 5 anos o mesmo alimentador.

O uso de açúcar comum ou mel em bebedouros para Beija-Flor é condenável, pois são produtos que fermentam rapidamente, podendo contaminar os pássaros com fungos que causam uma micose na boca e podem levá-los à morte.

                    A Alcon coloca no mercado o que há de mais moderno em alimentação para Beija-Flores. Alcon Club Beija-Flor Néctar é formulado com um mistura ideal de açúcares, muito atrativa e similar ao néctar encontrado na natureza. Apresenta rápida assimilação e transformação em energia. Trata-se de um produto estável cuja solução preparada no bebedouro pode permanecer disponível para os pássaros por até 5 dias, sem risco de fermentação ou contaminação por fungos e bactérias. Fornece também vitaminas necessárias à boa saúde dos pássaros e à resistência às doenças.

                    Além dos Beija-Flores atrai também outros pássaros como Saíras, Sanhaços e Cambacicas (ou Sebinho).

                    Traga um pouco mais de natureza para sua casa ou apartamento! Utilize Alcon Club Beija-Flor Néctar para apreciar estes magníficos visitantes coloridos!

 

 

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.



Entre e faça uma homenagem ao seu amigo.