Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.

 

 


ALCON

Google
 


Esquilo da Mongólia

Gostaria de mais informações sobre Esquilos da Mongólia:

1. Se podem transmirtir alguma doença (tenho 3 filhos)
2. Alimentação correta
3. Reprodução (Uma das fêmas deu cria e morreram todos (6) filhotinhos,
ela não cuidava dos mesmos e a outra (prenha) morreu inesperadamente.
Obrigada pela sua atenção

 

Isabel

1) Os gerbilos são roedores e podem transmitir zoonoes (doenças transmissíveis dos animais para o homem e vice-versa), apesar de isto ser improvável quando mantidos em ambiente doméstico e em boas condições sanitárias. Uma das doenças que pode ser transmissível ao homem é a Salmonelose, causada pela bactéria Salmonella spp. Tanto nos animais como no homem, a salmonelose causa diarréia e desidratação. Esta bactéria está muitas vezes envolvidas em surtos de intoxicação alimentar. Recomenda-se que os gerbilos sejam mantidos em ambiente limpo e a qualquer sinal de doença, deve-se procurar auxílio veterinário. A leptospirose é outra doença que pode ser transmitida pelos animais domésticos, inclusive gerbilos. É causada pela bactéria Leptospira spp. e normalmente é transmitida através da urina de ratos. Portanto, manter os gerbilos longes de ratos e urina destes. Costuma-se vacinar cães e gatos contra esta doença, mas não os roedores de estimação. Em humanos a leptospirose pode causar infecção grave com febre, cefaléia e icterícia. O Hymenolepis nana é uma tênia, que parasita o intestino delgado de roedores. Pode contaminar o homem também. Exames de fezes rotineiros nos animaiszinhos indicam se estão livres deste parasita. Basta entrar em contato com um médico veterinário e solicitar exame de fezes dos gerbilos.

2) A alimentação deve conter sementes, ração, verduras e se possível insetos, tais como grilos e tenébrios. Pode-se comprar alimentos próprios para gerbilos ou hamsters, que são rações peletizadas e balanceadas para roedores, porém o mais provável é encontrar alimento que contenha girassol, milho, aveia, trigo e outras sementes. Deve-se adicionar às sementes ração de cães, gatos ou galinhas poedeiras, de modo a elevar o nível de proteína do alimento. O girassol é rico em gordura. Pode ser usado na alimentação ração de papagaio, encontrada nos supermercados. Estas vêm com uma mistura de sementes, que é relativamente balanceada. Os níveis nutricionais recomendáveis para gerbilos são os seguintes: para manutenção: proteina 12%, gordura 6 a 8%; reprodução: proteína 15 a 16%, gordura 7 a 9%; animais velhos (após 2 anos de idade): proteína 10 a 11% e gordura 3 a 5%. No alimento pode ser adicionado uma pequena quantidade de suplemento vitamínico em pó (encontrado em lojas de produtos veterinários). É importante observar se os animais estão consumindo todo o alimento e não só as sementes de girassol. Pode-se fornecer comida a cada 2 dias, mas não deixar faltar alimento. Não deixar faltar água limpa para beber.

3) É difícil saber a causa da morte destes animais sem necrópsia. Uma possível causa é a falta de água. É errado pensar que estes animais não precisam de água, se estão recebendo verduras. Precisam sim! Animais que não recebem água tornam-se também mais agressivos. Manter apenas uma fêmea por caixa, já que nessa espécie as fêmeas são dominantes e, a longo prazo, não aceitam outras fêmeas. Isto pode ser o fator responsável pela morte dos filhotes. Outra hipótese é a de que a ração esteja deficiente em nutrientes, em proteína por exemplo. Nesse caso fornecer ração com mais proteína ou insetos para que a produção de leite seja adequada. Observar para que na caixa abrigo não haja superpopulação - isto poderia levar ao estresse da mãe e abandono dos filhotes. Ainda, pode ser que os filhotes e a mãe estejam sendo muito manejados. Recomenda-se dar uma semana de descanso para a mãe e filhotes, deixando-os em lugar fresco e tranqüilo.
Nesse período, trocar apenas o alimento e água. As mães primíparas, ou seja, aquelas que criam pela primeira vez, podem não ter o instinto materno e deixam os filhotes morrer. Já as mães velhas, podem não ter leite suficiente prejudicando a sobrevivência da cria. Possivelmente a causa da morte seja por manejo inadequado e não doença.

Alguns dados fisiológicos:
expectativa de vida: 3 anos
idade máxima: 4 anos
maturidade sexual: 65 a 85 dias
Gestação: 24 a 26 dias
Consumo de alimento/dia: 5 a 8 gramas para 100 gramas de peso.
Consumo de água/ dia: 4 a 7 ml por 100 gramas de peso.
Umidade ambiente recomendável: 30 a 50%
Temperatura ambiente recomendável: 22 a 23 graus C

Dr. Zalmir Silvino Cubas - Médico veterinário - Diretor do Zoo Foz tropicana de Foz do Iguaçú -PR

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line