Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.

 

 


ALCON

Google
 


Problemas intestinais

Achei o Saude Animal muito bom. É um site onde tiramos muitas duvidas a respeito de nossos animaizinhos de estimacao, os quais deixam de ser apenas animaizinhos e passam a fazer parte de nossa familia. Voces estao de parabens!
Gostaria de tirar uma duvida, se possivel:
Tenho 06 cães da raça fox paulistinha com idades entre 03 e 05 anos. Tenho uma ótima veterinaria. Tomam todas as vacinas anualmente (parvo, raiva e triplice). Estão todos vermifugados mas quando passa mais de 06 meses da vermifugação apresentam o seguinte sintoma que tem me deixado preocupada: Começam a vomitar uma gosma branca, passando a amarelada. Algumas horas depois comecam a evacuar gelatinoso na cor amarelada seguida de sangue. Imediatamente levamos a veterinaria que aplica injeções. Nossa veterinária, a principio suspeitava de algum problema causado por pulga. Passaram a usar Front Line Spray a cada 3 meses. Nada. Fizemos exame de fezes em um deles, cujo sintoma eh o mesmo e acusou tenia. Foram vermifugados com Drontal Plus. Esse ano 2 cachorros ja iniciaram o problema que foi sanado imediatamente (pois o espaço entre uma vermifugação e outra ultrapassou os 6 meses) .
Nossa veterinária acha que pode ser a alimentação, que deve ser trocada para ração. Eles se alimentam de carne, arroz e legumes (tudo feito com o maior cuidado e fresco). Acontece que já me disseram que pode ser ameba localizada no intestino. O que vocês diriam a respeito? Caso possa ser ameba, qual o exame que devemos fazer?
Gostaria de ouvir uma opinião de vocês a respeito pois nao sei o que fazer.
No aguardo de uma resposta,
E.T - parabéns pela belissima revista Saúde Animal.

Sandra Maria 

Cara Sandra

Existem vários pontos a serem considerados..
Quanto ao problema intestinal ser causado pelas pulgas, esta afirmação se baseia no fato da pulga servir como um agente que permite que o animal se contamine com a chamada taenia (cujo nome é Dipylidium caninum). As larvas das pulgas ao se alimentar podem ingerir ovos do verme; e "crescem" juntos, a larva da pulga e as larvas do verme. Com isso a pulga adulta terá a larva do verme que será capaz de infectar o animal. Isso se dá quando o animal, ao se coçar, ingere a pulga contendo o verme. Então se um de seus animais apresentou "taenia", é porque, com certeza, o Front Line não acabou com todas as suas pulgas.

Outra questão a ser levada em consideração é no que diz respeito à confiabilidade do Exame de Fezes. No exame nós procuramos os ovos de possíveis vermes. Ora, se o verme que o animal possui não estiver se reproduzindo na época do exame, podemos ter um exame "negativo" pois não encontraremos ovos. Ou ainda o animal ter 2 tipos de vermes mas só encontrarmos um tipo de ovo; o exame tambem seria falho. Para mimizar isto o ideal é que, frente a um exame negativo, façamos outro com intervalo de 15 a 20 dias do primeiro.

Outro procedimento seria coletar as fezes de todos os cães em um frasco único, pois vivendo os animais em um mesmo ambiente, com certeza o verme que um apresentar o outro terá tambem; e coletando as várias fezes é quase que certo que algum animal terá seu verme em período de reprodução, logo encontraremos ovos nas fezes.

No que diz respeito à alimentação, não vejo motivo para que esta (desde que seja balanceada) induza à verminose; e acho até difícil que eles se acostumem à ração.

Mas você colocou uma questão importante que é possibilidade de protozoários, que podem ser outros alem do que você citou (ameba). Para que isso seja avaliado temos que fazer o exame de fezes ou com as fezes recem coletadas (o que dificilmente acontece) ou com técnicas especiais para tratar e corar as fezes; e esclarecer ao laboratório que queremos o exame de fezes para detecção não só de vermes, mas tambem de protozoários.

Qualquer outra dúvida, nos colocamos a seu inteiro dispor..

 

Dra. Neísa T. Lourenço - Juiz de Fora - MG

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line