Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.

 

 


ALCON

Google
 

FAQ

Filhote de passarinho sem a mãe

Acolhi um filhote de passarinho (creio ser um sanhaçú ou sanhaço). Ele já sobreviveu aos meus cuidados 24 horas. Montei uma caixinha forrada com panos, e uma lâmpada para aquecê-lo. Até aí, ele está confortável. Ele é muito jovem, tem uma penugem na linha da coluna, e os talos das penas nas asas (são azul clarinho), além de um abdômen bem proeminente. Tenho alimentado-o com banana e mamão bem amassadinho (as vezes amasso um pouquinho de miolo de pão junto). Gostaria de saber:

1. Há chances de ele sobreviver aos meus cuidados?
2. Qual a alimentação mais adequada?
3. Se eu conseguir achar o ninho dele e devolvê-lo a mãe aceitará ele de volta?

Gostaria muito que ele sobrevivesse, pois apesar de ter caído, não está aparentemente machucado.
Por favor, me responda logo.
Obrigada,

Deborah 


Deborah,
As chances de sobrevivência neste caso variam de 30-60%. Para tentar aumentar suas chances seriam necessário:

a) Manter o aquecimento entre 37C (duas lâmpadas foscas de 40W) constante mas não muito próximo para não queimá-lo;
b) Alimentação a cada hora com uma mistura de 3 colheres de farinha de milho, 1 gema de ovo cozido, fruta (até dar consistência) e acrescentar 2 gotas de multivitamínicos e cálcio. Fornecer morno e limpar o excesso que ficam presos nas penas e bico; e
c) Em caso de pouca aceitação misturar soros comerciais com glicose.

Caso consiga mantê-lo vivo e estável, tome cuidado ao colocá-lo no ninho pois a mãe pode rejeitá-lo novamente (ás vezes mata o filhote). Outra opção seria arrumar uma ama-seca ou outra mãe (mesma espécie ou não) mas com filhotes no ninho em idade semelhante.

Dr. Wagner L. H. Toyama - Campinas - SP

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança.



Saúde Vida On line