Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.

 

 


ALCON

Google
 

FAQ

Escorpiões negros

Olá,

Achei muito bom este site pois ele atende a todo tipo de informações. Como crio gatos, cachorros e peixes gostei demais. A minha pergunta é a seguinte: Temos uma casa de verão no litoral gaucho, e sempre que lá chegamos, quando viramos alguma pedra, madeira ou garrafas achamos alguns escorpiões negros.

Tentamos criar alguns em cativeiro, mas não sabemos como e eles morreram. Nos disseram para alimentá-los com baratas, mas alem de difícil de acha-las, tornou-se meio nojento e anti-higiênico. Como o verão esta chegando e o litoral gaucho tem muitos escorpiões lhes pergunto. Qual a melhor maneira de criá-los? Existe algum alimento para eles mais higiênico que baratas?

Luciano


Caro Luciano,

A manutenção de escorpiões normalmente não é difícil, porém pode ocorrer canibalismo. Você deve preparar um terrário simples, sendo a base substrato composto de areia e folhas mortas. Coloque algumas cascas de árvores para que os animais possam se abrigar, ficar escondidos quiserem. Uma pequena tigelinha rasa (tampa) supre necessidades água. Quanto à alimentação, sugiro que você comece a criar tenébrios (Tenebrio molitor) para alimentar os escorpiões. Os tenébrios são do pão, encontrados muitas vezes em aviários e lojas de pesca. Contudo, pode ser que mesmo assim seus escorpiões recusem alimento. Uma outra alternativa é criar grilos, para fornecer aos animais. A criação destes também não é problema, basta instalá-los em uma caixa alta, com algumas bandejas de ovos e fornecer ração, frutas e verduras livres de agrotóxicos diariamente. É importante instalar no interior da caixa umas bandejas com vermiculita (substrato mineral encontrado em lojas de produtos agropecuários) para as fêmeas de grilos depositarem seus ovos. Ainda, o melhor alimento que você pode fornecer aos escorpiões são os neonatos de camundongos (filhotes recém nascidos), mas para isso você deve dispor de um fornecedor em sua cidade ou criá-los também. Os ratos, contudo, produzem um odor bastante acentuado e você deve decidir se pode criá-los ou não. Espero ter podido atender às suas dúvidas. Qualquer questionamento a mais, por favor, entre em contato.

Abraços,

Luiz Roberto Francisco - Biólogo - Diretor do Zoológico de Curitiba - ALCON

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança.



Saúde Vida On line