linha


linha


Entre para a família Saúde Animal.

linha

Entre e faça uma homenagem ao seu amigo.


CONDIÇÕES DE USO DE NOSSAS IMAGENS E TEXTOS

ALCON

Google
 

CHOW CHOW


Cão de língua preta-azulada, que poderia indicar um ancestral muito antigo. Em seu país nativo, a China, o Chow chow caçava e guardava os templos. Um dos imperadores T'ang tinha um canil com 2500 cães.

Capitães de navios ingleses davam às cargas mistas da China o nome de "chow chow" e os cães acabaram sendo incluídos nessa categoria. Felizmente, esse cão não sofreu muitas mudanças desde os tempos antigos, pois continua sendo um animal doméstico, delicado, tranquilo e auto-confiante.

PADRÃO DA RAÇA

ASPECTO GERAL: cão ativo, compacto, bem estruturado, lombo curto, acima de tudo, bem proporcionado, de aspecto leonino, porte digno e orgulhoso; a cauda é, claramente, portada sobre o dorso.

CARACTERÍSTICAS: língua de cor azul escuro, calmo, bom guardião, singular por seu andar curto e saltitante.

TEMPERAMENTO: independente e fiel, mas distante.

CABEÇA: crânio largo e achatado, stop moderado. Bem cheio sob os olhos. Focinho de comprimento moderado e largo dos olhos até a ponta. A trufa é grossa, larga e sempre preta, com exceção dos exemplares cor creme e quase branca, para os quais, a trufa de cor clara, é admitida, e, nos azuis e fulvos, admite-se a trufa da mesma cor do pêlo.

OLHOS: escuros, amendoados, bem pequenos e bem delineados. Nos exemplares azuis e fulvos admite-se olhos da mesma cor do pêlo. Os olhos devem ser perfeitos sem entrópio, mas jamais deverão ser penalizados em razão do tamanho.

ORELHAS: pequenas, espessas, extremidades levemente arredondadas, eretas, rígidas e bem afastadas, inseridas acima dos olhos, voltadas para a frente, ligeiramente convergentes, o que dá ao cão a expressão característica da raça de ar carrancudo. Essa expressão jamais deverá ser o resultado do efeito do enrugamento natural da testa.

BOCA: dentadura de dentes fortes e bem alinhados: os maxilares são fortes e apresentam uma articulação perfeita em tesoura, regular e completa, isto é, os incisivos superiores sobrepõem-se tocando aos inferiores em contato justo e inseridos ortogonalmente ao maxilar. A língua é de cor azul escura, assim como, os lábios e o palato. As gengivas são, preferencialmente, pretas.

PESCOÇO: forte, cheio, moderadamente curto, bem inserido nos ombros, ligeiramente arqueado.

ANTERIORES: os ombros são musculosos e oblíquos. Os membros anteriores são, perfeitamente retos, de comprimento moderado e com boa ossatura.

TRONCO: antepeito largo e bem profundo. Costelas bem arqueadas, mas não em barril. Dorso curto, horizontal e forte. O lombo é robusto.

POSTERIORES: musculosos, jarretes bem curtos, com um mínimo de angulação, essencial para o andar curto e saltitante, característico do Chow. Metatarso aprumado e o jarrete não se flexiona para a frente.

PATAS: pequenas, redondas, "pés de gato", aprumadas sobre os dígitos.

CAUDA: raiz inserida alta e portada completamente deitada sobre o dorso.

MOVIMENTAÇÃO: passada curta e saltitante (stilted/guindée). Os membros, anteriores e posteriores, deslocam-se em planos paralelos.

PÊLO: seja longo ou curto.
a) Longo: muito abundante, denso, reto e eriçado. A textura do pêlo é tosca e a do subpêlo é suave e lanosa. A pelagem é, particularmente, densa em torno do pescoço, onde forma uma juba e, na face posterior das coxas, em fartos culotes.
b) Curto: abundante, denso e reto; menos eriçado que o longo; textura felpuda. Qualquer redução artificial do pêlo, modificando a silhueta natural do Chow, deverá ser penalizada.

COR: pêlo unicolor: preto, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco; freqüentemente com tonalidades, mas sem manchas ou de cores diversas. Sob a cauda e na face posterior das coxas a cor é, freqüentemente, mais clara.

ALTURA: na cernelha, macho: 48 a 56 cm; fêmea: 46 a 51 cm.

FALTAS: qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

NOTA: os machos devem apresentar os dois testículos visivelmente normais, bem acomodados na bolsa escrotal.              

Bruno Tausz
Cinófilo e Etólogo - Rio de Janeiro - RJ

Versão para imprimir


 



Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Anuncio160x240


Saúde Vida On line