ALCON

Google
 
Coelho Anão

 

Nome Comum: Coelho anão
Nome científico: Oryctolagus cuniculus
Classe: Mammalia
Ordem: Lagomorpha
Família: Leporidae
Género: Oryctolagus
Origem: Europa, Mediterrâneo oriental e norte da África.
Tamanho: 4 vezes menor que as outras raças. Pesam entre 600 g e 1,5 Kg.
Hábitos: noturnos, porém em cativeiro adaptam-se bem ao dia.
Manutenção:
a gaiola deve dispor de espaço para se esticarem em todo seu comprimento, e alta o suficiente para que ele possa sentar sobre suas patas traseiras. Evite correntes de ar e locais úmidos. Deve conter uma caixa de madeira ou estrutura semelhante para que utilizem como ninho. Comedouro e bebedouros sempre limpos. Fixar à gaiola o suplemento Alcon Rodent .
Maturidade sexual – Os coelhos anões atingem a maturidade sexual por volta das 12 semanas
Período de gestação – O período de gestação varia entre os 28 dias a 33 dias.
Número de ninhadas por ano – As coelhas anãs podem ter 2 a 3 ninhadas por ano.
Número de crias – As coelhas anãs tem em média 3 filhotes por ninhada.
Idade do desmame – Os coelhos anões são desmamados por volta dos 2 meses. No entanto a partir da 6ªsemana a digestão e os hábitos intestinais já começam a estar adaptados a comida sólida.
Cuidados e alertas – Não se deve colocar a gaiola em zonas de correntes de ar.
Cuidados - Tenha em atenção o crescimento dos dentes. Existem no nosso mercado materiais para ajudar a desgastar os dentes.
Coloração: branco, cinza, preto, marrom, canela, entre inúmeras outras.
Manuseio: aceitam bem. Podem ser erguidos pelo dorso, apoiando as patas traseiras na mão. Nunca pegar ou levantar o coelho pelas orelhas.
Compatibilidade: Melhor mantê-los separados ou em casais. Fêmeas só devem ser mantidas juntas se acostumadas desde pequenas.
Alimentação: Alcon Club Roedores - Alimento Extrusado e vegetais como cenoura, milho, capim, talos de brócolis, couve, agrião, rabanete, nabo, aipo, salsão e alfafa. Evitar batatas e alface. Os vegetais, que devem corresponder a 20 % da alimentação do animal, podem ser fornecidos com a praticidade do Alcon Club Roedores - Frutas e Legumes . Suplementar a alimentação com Labcon Roevit .
Vacinações e desparasitações – Os coelhos precisam de ser vacinados contra algumas doenças. Leve o seu coelhinho ao veterinário, para fazer um check-up, para ser desparasitado e vacinado.

O coelho anão é uma miniatura de coelho. O anão holandês é uma raça bastante recente e é proveniente da Holanda, surgindo em 1947. A sua origem é um pouco incerta, diz-se que o coelho anão é o resultado dum cruzamento entre um pequeno coelho selvagem e o Dapper Polish. O Dapper era uma raça bastante popular antes da segunda Guerra Mundial.

O coelho anão foi bastante aperfeiçoado antes de ser exportado para a Inglaterra. Só em 1969 é que este animal foi visto em exposições nos Estados Unidos.

O Coelho Anão, é um excelente animal de estimação, não faz barulho, o seu pêlo não têm cheiro. O custo para mantê-los é muito baixo e são mansos e carinhosos, se tornando excelentes companhias para as crianças.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Fonte de pesquisa:

ALCON
Aprome

Versão para imprimir

 

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.