Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.

 

 


ALCON

Google
 
Aves


Cuidados com papagaios

Boa tarde! Eu estou lhe escrevendo para tirar algumas dúvidas. Eu tenho dois papagaios um de 20 dias mais ou menos e outro de 1 ano. O que eu devo dar para o filhote? E como eu devo alimentar o mais velho? Sendo que ele só quer comer as sementes, café e biscoito. Qual o tipo de alimentação posso dar a eles? Um veterinário me falou para dar ao filhote milharina, só que o papo dele está duro, e eu estou assustado.Como eu faço para saber o sexo do papagaio?
No aguardo de uma resposta, agradeço antecipadamente

Renato

Renato, O cuidado a filhotes de papagaios requer dedicação, higiene e cuidados especiais. Teria muita coisa a considerar, vou enumerar as principais: - Os filhotes precisam de dieta balanceada. Em SP e RJ você talvez encontre ração importada para filhotes de papagaios em casas especializadas. A Alcon (www.labcon.com.br) produz uma ração para papagaios adultos (Psitta Stick), que se dissolvida, pode ser usada para filhotes como papa, acrescida de mais proteína, tipo ovo cozido. Essa mesma empresa está trabalhando na formulação de uma dieta pronta para filhotes. Na falta da ração pronta para uso, será necessário improvisar. Pode usar como alimento base o Neston, acrescido de ovo cozido, vitaminas, aminoácidos (Aminomix, Glicopan) e cálcio. Suplementos nutricionais para uso humano podem ser adicionados, para tornar o alimento mais forte. Note, que as quantidades precisariam ser calculadas para se saber a quanto fornecer exatamente. Isso não sendo possível por um especialista, forneça aleatóriamente. - O alimento é mais aguado nos primeiros dias de vida, depois adquire a consistência de yogurte. - O alimento deve ser fornecido morno, mas não quente, pois queimaria o papo. - O filhote precisa ser mantido aquecido. - O alimento é fornecido com uma colherzinha ou sonda diretamente no papo. - O filhote deve ser mantido hidratado. Precisa de água constantemente e deve ser dado alimento a cada 3 ou 4 horas, após o papo esvaziar. - Se o papo não está esvaziando (está duro), é que o filhote está desidratado, está sendo mantido em temperatura ambiente inadequada, está com infecção no papo ou apresenta outros problemas. - Sementes, café e biscoito não é alimento para papagaio. Nesse regime, sua ave não viverá muito tempo. Um papagaio, mantido de forma saudável, pode viver até 40 anos. - Nesse site tem informações sobre alimentação de papagaios. Existe ração própria para papagaios à venda nos supermercados. Além daquela ração, é necessário fornecer frutas, verduras, cereais, feijão branco + ervilha + grão-de-bico + lentilha cozidos por 20 a 30 minutos. A ave precisa se adaptar a essa dieta saudável. Se deixá-lo à vontade, passa a vida somente no girassol. - O sexo pode ser determinado por exame de DNA, que pode custar em torno de R$ 150 ou mais.

Dr. Zalmir S. Cubas- médico veterinário

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line