ALCON

Google
 

Társio

 

NOME COMUM: Társio
NOME EM INGLÊS:
Spectral, Celebesian, or Eastern Tarsier
NOME CIENTÍFICO:
Tarsius Spectrum
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia

ORDEM: Primates
FAMÍLIA: Tarsiidae
CARACTERÍSTICAS: Comprimento: cerca de 15 cm, mais 22 cm para a cauda. Diâmetro dos olhos: cerca de 2 cm. Possui 34 dentes

Certamente você se assustará quando conhecê-lo. Contudo társio-espectro, um pequeno primata encontrado na península Malaia e nas Ilhas vizinhas, não é agressivo. Ele ataca apenas insetos e pequenos vertebrados de que se alimenta. O társio é quase do tamanho de um rato. Tem a cabeça redonda, coxas fortes, pernas delgadas e uma longa cauda escamosa.

Devido à sua cara chata e olhos grandes, os nativos atribuíam-lhe poderes sobrenaturais; ele era objeto de muitas lendas. Pensavam, por exemplo, que ele podia comer brasas, que era uma miniatura de leão ou tinha o dom de enfeitiçar.

A família Tarsiidae compôe-se de 3 espécies. a mais difundida é o társio-espectro que se alimenta de gafanhotos, frutos e largatos. Por sua maneira de pular de árvore em árvore, prendendo-se nos galhos pelas almofadas adesivas dos "dedos", ele é muitas vezes confundido com a rã-de-árvore. É um animal noturno, e macho e fêmea formam um par muito unido.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Versão para imprimir

 

 
CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.