menu_zoo Outros Vermes Répteis Protozoários Primatas Poriferos Peixes Moluscos Miriápodes mamífeors Insetos Felinos Fauna Brasil Equinodermos Crustáceos Celenterados Aves Aracnídeos Anfíbios Ameaçados Acrânios


ALCON

Google
 
Aves

Faisão

Faisão

NOME COMUM: Faisão
NOME CIENTÍFICO: Em todo o mundo há aproximadamente 49 espécies.
GÊNEROS:
Ithaginis
Catreus
Rheinartia
Crossoptilon
Lophura
Argusianus
Pucrasia
Syrmaticus
Chrysolophus
Phasianus

NOME EM INGLÊS: Pheasant
REINO: Animal
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Galliformes
FAMÍLIA: Phasianidae
COMPRIMENTO: cerca de 90 cm
Ovos: 8 a 14
PERÍODO DE INCUBAÇÃO: 23 a 26 dias.
TEMPO DE VIDA: em média 12 a 13 anos. Um faisão pode viver até vinte anos.
ALIMENTAÇÃO: A alimentação deve ser de boa qualidade. Na natureza, o faisão alimenta-se de frutas, raízes, insetos, folhagens e verduras. Na criação pode comer diariamente ração industrializada para galinhas.
ORIGEM: Originário do Tibete e da Índia, o faisão foi levado aos Estados Unidos e Europa para ser usado como caça. Porém, a ave se proliferou de tal forma que hoje existem mais de 20 milhões de faisões soltos nessa regiões e já é considerado uma ave nativa do local.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Originários da Ásia, os faisões foram introduzidos na Europa na Idade Média. Hoje, são mais de 40 variedades de faisões.
DIFORMISMO SEXUAL: Todas as espécies de faisão apresentam forte diformismo sexual, sendo o macho maior e mais colorido que a fêmea. Os machos têm também longas penas posteriores, que se assemelham a uma cauda. A diferença entre o sexo pode ser notada quando a ave esta com 90 dias de vida e troca sua plumagem.
MATURIDADE SEXUAL: O faisão torna-se maduro sexualmente aos um ou dois anos, dependendo da espécie.
REPRODUÇÃO: As fêmeas incubam os ovos e tratam das crias sozinhas. Nas condições climáticas brasileiras, ele se reproduz de setembro a dezembro, atingindo o pico máximo em outubro. Na época do acasalamento, os machos realizam grandes exibições para chamar a atenção da faisoa e neste período, geralmente, apresentam um comportamento agressivo e polígamo.
FaisõesCARACTERISTICAS: Faisão é uma ave galiforme de corpo robusto e pernas e asas curtas. O grupo inclui diversos gêneros e espécies, muitas delas cinegéticas. Em todo o mundo há aproximadamente 49 espécies do animal. Dessas, 46 são criadas em cativeiro e possuem mais de 100 variedades, e é a ave com maior número de espécies domesticadas.

ALGUMAS ESPÉCIES MAIS COMUNS:

ORNAMENTAIS

- Faisão Prateado (Lophura nucthemera)
- Faisão Dourado (chrysolophus pictus)
- Faisão lady (chrysolophus amherstiae)
- Faisão Elliot (Syrmaticus Elliot)
- Faisão Swinhoe (Lophura swinhoii)
- Faisão Venerado (Syrmaticus reevesi)
- Faisão Argus (Argusianus argus argus)
- Faisão Prelatus (Lophura diardi)
- Faisão-comum (Phasianus colchicus)
- Faisão-eperonier (Polyplectron bicalcaratum)
- O faisão-eperonier (Polyplectron bicalcaratum)
- Faisão-de-swinhoe (Lophura swinhoii)
- Faisão-da-manchúria (Crossoptilum mantchurium)

CAÇA E CORTE

- Faisão Coleira (Phasianus colchicus torquatus)
- Faisão Jumbo White (Phasianus colchicus torquatus)
- Faisão Tenebroso (Phasianus Colchicus tenebrosus)
- Faisão Conchico (Phasianus colchicus colchicus)

- Faisão-esplêndido (Lophophorus lhuysii) - é uma espécie do faisão. É uma ave galiforme com cabeça verde, pescoço dourado e vermelho, dorso azul e cauda azul cobalto.
- Faisão-resplandecente (Lophophorus impejanus) - popularmente conhecido como faisão-do-nepal ou faisão-resplandecente, é uma ave galiforme da família Phasianidae. É considerada a ave-símbolo do Nepal. Ocorre do leste do Afeganistão até a região do Himalaia, incluindo a região da Caxemira, no norte do Paquistão, índia (estados de Himachal Pradesh, Uttarakhand, Sikkim e Arunachal Pradesh), Nepal, sul do Tibete e Butão. Há registros de sua ocorrência em Myanmar. Ocupa a região superior das florestas temperadas de coníferas, em rochedos e campinas altas entre 2.400 e 4.500 metros de altitude. Possuem notável migração em relação à altitude, procurando regiões abaixo dos 2.000m durante o inverno.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Versão para imprimir

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança




Sa�de Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.