linha


linha


Entre para a família Saúde Animal.

linha

Entre e faça uma homenagem ao seu amigo.


CONDIÇÕES DE USO DE NOSSAS IMAGENS E TEXTOS

ALCON

Google
 

GOLDEN RETRIEVER 


De origem britânica este cão de pelagem que vai do dourado até o creme tem um porte atlético e um temperamento calmo que aos poucos está conquistando o mundo todo.

Excelente para atividades físicas como o agility e, é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães, que estão sempre prontos à agradar e obedecer. Por ter excelente olfato é muito usado, para farejar drogas e como guia de cegos. por ser um cão de temperamento equilibrado acredita-se que, possa ser criado, inclusive, em apartamentos apesar de ter porte grande.

Em inglês seu nome significa Goldem - dourado - Retriever - o que recolhe.

A seleção da raça teria sido iniciada pelo Lord Tweedmouth em Brighton no Sul da Inglaterra, por volta de 1835, que supostamente teria adquirido alguns cães de um circo russo que na ocasião eram 8 cães. Levou-os para a Escócia em sua propriedade que chama-se Guisachaar, o Lorde possuía o hoby de caçar cervos, foram feitos acasalamentos com o Bloodhound para aperfeiçoar o olfato e diminuir o tamanho dos cães.

Isto, são suposições que se deparam com outra hipótese: o cruzamento com Tweed Water Spaniel; hoje uma raça extinta e os Wavy-Coats pretos e o Setter Irlandês. A linhagem desenvolvida na Escócia chamava-se Ilchester.

Ao longo dos anos outras linhagens foram desenvolvidas até que chegou-se ao Golden conhecido hoje.

O primeiro Golden chegado ao Brasil foi Patrick, que tinha o nome de registro: Eldorado of Gold Leaf, sua proprietária Sra. Yvette Tobião o comprou de um canil na Califórnia. A partir daí a raça começou a se introduzir no País por mais dois canis no Rio de Janeiro e, hoje, por todo o país. A raça foi reconhecida em 1911.

Tido hoje como ótimo cão de companhia para quem gosta de cães de porte grande, o Golden é assim, um companheiro fascinante.

SAÚDE

Como todo cão de caça o Golden é um cão resistente e como todo cão suscetível à alguns problemas como:

Displasia coxo-femural - detectada entre o 5º e 8º mês de idade, sempre antes dos 18 meses, cães com este problema não devem ser reproduzidos, evitando assim transtornos no futuro, e não colocando em risco a reputação do criador.

Atrofia progressiva da retina: detectada entre o 4º e o 8º ano de vida, pode levar a cegueira total ou parcial do animal, podem ser feitos exames oftálmicos depois dos 24 meses para prevenção.

Catarata e o Entrópio de pálpebras: pode aparecer à partir do 3º mês de idade.

Piodermite: pode ser por inúmeros fatores; distúrbios metabólicos, deficiências imunológicas, descontrole endócrino ou por processos alérgicos.

CUIDADOS COM O GOLDEN  

A escovação semanal é necessária, sempre com a escova de pinus ou rasqueadeira, os ouvidos, por terem orelhas caídas devem receber atenção especial, limpe-os com uma solução de álcool iodado com alguns grãos de cravo, toda semana.

Nos banhos, dados com shampoo ou sabão, deve ser bem enxaguado para que não fiquem resíduos e, com isso, não prejudique a pele do seu golden.

O usos de um bom condicionador é indicado para amaciar o pêlo.

Fotos de filhote de golden retriever


PADRÃO DA RAÇA

CBKC nº 111, de 30/4/94
FCI nº 111 e, de 24/6/87
País de origem: Grã-Bretanha.
Nome no país de origem: Retriever (Golden).
Utilização: buscar a caça.
Prova de trabalho: para o campeonato, independente.
Aparência geral: simétrico, balanceado, ativo, poderoso, de movimentação fluente, com a linha superior de nível; íntegro com expressão afável.
Características: obediente, inteligente e uma vocação natural para o trabalho.
Temperamento: afável, amigo e autoconfiante.

Cabeça e crânio: balanceada e bem cinzelada, crânio largo, sem ser grosseiro; bem articulado com o pescoço, focinho poderoso, largo e profundo. O comprimento do focinho é igual ao do crânio (distância do stop ao occipital). Stop bem definido e trufa preta. Olhos- inseridos bem separados, marrom-escuro, rima das pálpebras, escura. Orelhas- Tamanho moderado, inseridas quase ao nível dos olhos. Boca- Maxilares fortes, com mordedura em tesoura, perfeita, regular e completa, isto é, os dentes superiores sobrepõem-se aos inferiores, encaixando-se com os da mandíbula.

Pescoço: de bom comprimento, musculoso e sem barbelas.

Anteriores: membros retos, com boa ossatura, ombros bem articulados, escápulas longas, com úmeros de comprimento igual, apoiando as patas dentro da projeção vertical do corpo. Cotovelos bem ajustados.
Tronco: balanceado e curto, peito profundo. Costelas bem arqueadas. Linha superior de nível.
Posteriores: lombo e membros fortes e musculosos, pernas bem constituídas e joelhos bem angulados. Jarretes bem curtos, visto por trás, retos e corretamente direcionados para a frente. Jarretes de vaca são altamente indesejáveis.
Patas: redondas, como as do gato.
Cauda: inserida e portada no nível do dorso, alcançando o nível dos jarretes, sem enroscar na ponta.
Movimentação: poderosa com boa propulsão e os membros anteriores trabalhando, com os posteriores, em planos paralelos. Andadura de passos largos e livres, sem indício de movimentação com ação elevada nos anteriores (hackney).
Pelagem: dupla, reta ou ondulada, bem cheia e densa. Subpêlos resistentes à água.
Cor: qualquer tonalidade de dourado ou creme, nem vermelho nem mogno. Alguns fios de pêlo branco são permitidos, somente no antepeito.
Talhe: altura na cernelha, para machos, de 56 a 61 cm e, para fêmeas, de 51 a 56 cm.
Faltas: qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.
Nota: os machos devem apresentar os dois testículos normais, bem acomodados na bolsa escrotal.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

As informações deste artigo foram fornecidas pelo Canil Kailas Kennel - propriedade de Solange Loiola - Valinhos- SP  

Versão para imprimir


 



Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Anuncio160x240


Saúde Vida On line