menu_zoo Outros Vermes Répteis Protozoários Primatas Poriferos Peixes Moluscos Miriápodes mamífeors Insetos Felinos Fauna Brasil Equinodermos Crustáceos Celenterados Aves Aracnídeos Anfíbios Ameaçados Acrânios


ALCON

Google
 

GUENON DE BIGODE

Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primatas
Família: Cercopithecidae

Nome Científico: Cercopithecus cephus
Características:
Comprimento:
120 cm mais 30 cm de cauda
cabeça redonda
Mãos pequenas de dedos longos
alimentos: ovos de insetos, larvas
frutas, mariscos, crustáceos
Trepam e saltam bem
um filhote por parto

O Guenon de bigode é um símio do tamanho de um gato e tem uma coloração misturada que varia do castanho - oliva até o azul - cinzento. Um semicírculo branco na pelagem sobre o lábio superior faz com que ele pareça Ter bigode - daí o seu nome. Esses animais vivem na África ocidental, sempre em bando até vinte indivíduos, ao longo dos rios ou nas florestas úmidas.

Toda tarde o bando escolhe uma árvore onde passará a noite. Dormem amontoados para conservar o calor.

Os guenons de bigode não são agressivos, mas quando dois bandos se encontram podem entrar em luta. Cada um emite seu grito especial. Os cientistas já identificaram cerca de uma dúzia de gritos diferentes, cada um exprimindo uma sensação determinada.

Pelo seu comportamento pode-se saber se ele está feliz, triste, curioso ou desafiante. Os guenons têm poucos inimigos, embora o filhote possa ser atacado por aves de rapina, panteras e principalmente por pítons. Não há época especial de acasalamento. Verificou-se que eles se reproduzem menos quando presos do que em liberdade.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e
Editora Chefe

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança




Sa�de Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.