menu_zoo Outros Vermes Répteis Protozoários Primatas Poriferos Peixes Moluscos Miriápodes mamífeors Insetos Felinos Fauna Brasil Equinodermos Crustáceos Celenterados Aves Aracnídeos Anfíbios Ameaçados Acrânios


ALCON

Google
 

Hedgehogs - O Ouriço Pigmeu Africano

NOME COMUM: Ouriço Pgmeu Africano
NOME EM INGLÊS:
Hedgehogs
NOME CIENTÍFICO:
Ateleryx albiventris
ORDEM:
Insectivora

FAMILIA: Erinaceidae
GÊNERO: Erinaceus

ESPÉCIE: albiventris
PESO: 250 a 600 gramas
TEMPO DE VIDA: 3 a 4 anos na selva e 10 anos em cativeiro

TEMPERATURA RETAL: tende a ser mais baixa que a maioria dos outros mamíferos, aproximadamente 34oC
HIBERNAÇÃO: a hibernação normalmente acontece quando a temperatura ambiente está abaixo de 16oC. Os ouriços não precisam hibernar e, não o farão se você os mantiver morno e bem alimentado.
GESTALÇÃO: 34 a 37 dias
NÚMERO DE FILHOTES: média de 3 a 4. Pode chegar a 7. CARACTERÍSTICAS DOS FILHOTES AO NASCEREM: quando nascem os espinhos são muito suaves e, começam a endurecer a partir do 2º ou 3º dia e, os olhos abrem entre 14 a 18 dias. Desmamam entre 4 a 6 semanas de idade. É importante o ouriço receber o colostro da mãe para adquirir imunidade.

VACINAÇÃO: Não é recomendado.
ALIMENTAÇÃO: na natureza os ouriços consomem uma variedade de insetos e pequenos vertebrados. Em cativeiro, foram mantidos com ração de cachorro ou comida de gato, frutas, legumes, pedaço de queijo, carne o ovos cozidos e grilos, que são um grande petisco para os hedges. A ração ideal é é a de gatos filhotes diet, que são menos gordurosas e não engordam. Deve ser evitada dieta que consiste somente de insetos devido à possibilidade de desequilíbrios minerais. Eles precisam de água que deve ser dada através de bebedouros de bicos (iguais aos de chinchila).
CARACTERÍSTICAS: vida solitária e hábitos noturnos. Possui espinhos para defesa contra predadores e a pele é solta, o que permite o animal enrolar como uma bola, também para defesa. Seu nariz e grande o que facilita o faro para encontrar alimento à noite. Abrigam freqüentemente debaixo de troncos, entre pedras, debaixo de raízes de árvores. Embora principalmente terrestre, eles podem nadar e podem escalar muito bem. Qualquer som pouco conhecido ou movimento resulta em uma postura defensiva de rolar para cima em uma bola. Os inimigos naturais deles incluem texugo e raposas; automóveis também matam muitos ouriços.

O Ouriço Africano pode ser distinguido de toda espécie de ouriços porque falta o 1º dedão do pé e, assim, só tem 4 dedos. Também é o menor que o ouriço europeu. Eles são cobertos com um "casaco" uniforme de espinhos. Sua pele é fina e recobre a face, o ventre e os flancos. As orelhas dão largas e pequenas. Estes ouriços substituem os espinhos regularmente e renova, aproximadamente, 80% a cada ano. Se tiverem bastante atenção e carinho se tornam totalmente domesticáveis.

Acredita-se que o ouriço Africano viva 10 anos em cativeiro, mas a experiência dos criadores tem mostrado que estes animais vivam apenas 3 ou 4 anos. Eles preferem a solidão a maior parte do tempo. Se não forem estimulados iniciam suas atividades somente à noite e passam a maior parte do dia dormindo. Os Hedgehogs não são animais agressivos mas, a luta é comum entre o mesmo sexo e, machos na mesma gaiola podem lutar violentamente. Quando assuntados podem virar uma bola de espinhos e, eles podem se manifestar através de sons. Normalmente assobiam quando percebem alguma ameaça e os sons podem se transformar em sons parecidos com espirros ou baforadas, quando está na forma de bola; se for tocado, emite sons parecidos com estalos. Grunhir é o som mais comum entre eles, emitem este som quando estão sendo acariciados ou quando estão procurando por algo e, soltam um guinchar alto e forte se assustado ou machucado. A visão é deficiente por isso os ouriços Africanos desenvolveram muito bem o olfato. Tente sempre usar o mesmo perfume para manusear o seu Hedgehogs pois assim, ele acostumará mais fácil com o seu cheiro e o reconhecerá com mais facilidade.

Na selva estes animais podem hibernar total ou parcialmente quando chega o inverno. É recomendado que não se deixe o ouriço, entrar em hibernação, para isso, mantenha seu ambiente em temperatura constante e brinque sempre com ele. Este pet quando é bem tratado mantem seus espinhos abaixados para que seja manuseado sem ferir o seu dono.

Ele se adapta facilmente em diferentes ambientes. Se um hedgehogs muda de dono, se adaptará facilmente desde que tenha sido bem tratado desde o início. Estranhará o ambiente por mais ou menos duas semanas ficando tímido e assustado, depois disso, estará totalmente adaptado.

SAÚDE

Ouriços, normalmente, se fecham em uma bola de espinhos para defesa, o que faz com que um exame veterinário se torne difícil ou quase impossível. A maioria dos ouriços precisará tomar anestesia para ser examinado.

UNHAS DO PÉ: as unhas do pé dos Hedges podem crescer além do normal e podem causar dificuldades de locomoção. Você deve aparar regularmente as unhas de seu pet.

PARASITAS E OUTRAS DOENÇAS: Ouriços são suscetíveis a numerosos parasitas internos e externos, problemas de pele e problemas respiratórios e gastrointestinais. Exames físicos e exames de fezes para parasitas são altamente recomendadas.

SALMONELA: Os ouriços são portadores potenciais da salmonelose. É muito importante que você mantenha seu pet limpo e o leve periodicamente em um médico veterinário. O ideal seria um exame periódico para a prevenção da salmonela assim, você estará protegendo o seu pet e sua família.

OBESIDADE: Dieta imprópria e super alimentação pode resultar em um ouriço obeso. Estes animais são propensos a todos os problemas associados que vêm com a obesidade.

CÂNCER: O câncer é muito predominante nos hedges, especialmente nos animais acima de 3 anos de idade. Foram informados tumores em todo o organismo mas, é especialmente comum na área gastrointestinal. Os sinais podem ser vagos e não específicos mas, os mais freqüentes são perda de peso e apetite e letargia.

LAMBER: Algumas substâncias ativam o ouriço que se lambe até que eles formam uma saliva espumosa que se acumula em suas bocas e que é esparramada sobre os espinhos. O propósito deste comportamento é desconhecido.

REPRODUÇÃO

Os ouriços procriam durante todo o ano e, quando os ouriços cortejam, é um processo ruidoso e longo. É provavelmente melhor colocar o macho com uma ou mais fêmeas durante uma semana. Durante o ritual o macho corre em volta do ninho, até que a fêmea permita que ele se aproxime, baixando os espinhos. A cópula, de poucos minutos e se repete várias vezes. Depois da cobertura isole as fêmeas grávidas. A gestação leva aproximadamente 5 semanas e dão a luz a 3 ou 4 filhotes. Eles abrem os olhos depois de 12 a 18 dias e com 21 dias já se alimentam de ração. É possível criar órfãos com leite de gata.

Depois de parir a mãe e os filhotes não devem ser tocados por duas semanas. Para que a limpeza da gaiola se realiza use uma colher ou uma pequena pá para retirar as fezes. Se a mãe sentir cheiro estranho ou o ambiente for perturbado a fêmea pode abandonar o ninho ou devorar os filhotes no intuito de defendê-los. O ambiente deve ser o mais tranqüilo possível. Às vezes, pode acontecer da fêmea espalhar a ninhada pelo abrigo sem saber o que fazer. Isto significa que ela está assuntada e não sabe o que fazer. Com muita calma e, utilizando uma colher, pegue os filhotes e leve-os para o ninho, pode ser que ela se acalme e não abandone a cria.

ALIMENTAÇÃO

Na natureza os ouriços consomem uma variedade de insetos e pequenos vertebrados. Em cativeiro, foram mantidos com ração de cachorro ou comida de gato, frutas, legumes, pedaço de queijo, carne o ovos cozidos e grilos, que são um grande petisco para os hedges. A ração ideal é é a de gatos filhotes diet, que são menos gordurosas e não engordam. Deve ser evitada dieta que consiste somente de insetos devido à possibilidade de desequilíbrios minerais. A quantia de comida dada deverá ser controlada cuidadosamente evitando a obesidade. Comece com 2 colheres de sobremesa ao dia. Os Hedges são poucos resistentes a dietas novas, assim seja paciente e persistente. Uma balança pequena é recomendada para controlar o seu peso periodicamente Não esqueça de oferecer água a vontade.

GAIOLAS

Se você pretende ter um desses animaizinhos certifique-se de que o ambiente está adequado para ele. As gaiolas dos ouriços não devem ser de arame mas lisas como as gaiolas importadas para Hamster e, devem ser de fácil limpeza. Levando em conta que estes animais não são escaladores o ideal seria um aquário grande. Você deve colocar uma caixinha (fixar para que não mova de um lado para o outro) para servir de ninho ou abrigo quando for perturbado. Deve ser de material resistente e tamanho ideal para que ele entra e saia sem dificuldade. O bebedouro deve estar sempre à disposicao com água fresca e limpa, use garrafinhas como as de hamster ou chinchila e, os comedouro podem ser vasilhas. Os hedges gostam de se movimentar, coloque rodas para que faça exercícios mas, atenção, não coloque rodas de arame mas aquelas importadas específicas para eles ou para hamster. As rodas de metal podem machucar prendendo suas patinhas. Para forração da gaiola pode ser usado vários materiais: serragem, papel (menos jornal pois a tinta faz mal), pano, etc. O importante é limpar diariamente o local, as vasilhas e retirar as fezes e a urina. É extremamente importante manter a gaiola limpa, e, semanalmente usar desinfetante neutro e água para limpar a gaiola (aquário) e o bebedouro.

AMBIENTE IDEAL

O ambiente correto para os ouriços é numa temperatura entre 20 e 22°C. sendo que o máximo é 30°C. No inverno, ofereça uma fonte extra de calor, como rocha aquecida utilizadas para répteis e, no calor, mantenha-o em lugares frescos. O ideal é você manter constante durante todo o ano.

MANEJO

Maneje o seu pet com bastante freqüência assim ele se adaptará mais facilmente e você não terá problemas com seus espinhos. Manuseie com cuidado, apesar de não trazer risco você deve fazê-lo com muito cuidado. O período de adaptação é o mais delicado e você deve evitar que ele se assuste pois, pode armar os espinhos cortantes. Quando você comprar o seu hedge deixe-o acostumar-se por um ou dois dias antes de manuseá-lo, assim ele se acostumará com o seu cheiro. Evite, também, trocar muito de perfume ou sabonete pois, o olfato do ouriço é bem apurado. Os espinhos dos hedges não provocam ferimentos graves mas, é conveniente se você for espetado, lavar e desinfetar bem o local.

.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

 

Versão para imprimir

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança




Sa�de Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.