menu_zoo Outros Vermes Répteis Protozoários Primatas Poriferos Peixes Moluscos Miriápodes mamífeors Insetos Felinos Fauna Brasil Equinodermos Crustáceos Celenterados Aves Aracnídeos Anfíbios Ameaçados Acrânios


ALCON

Google
 

LAMPREIA

NOME COMUM: lampreia
NOME EM INGLÊS: sea lamprey
NOME CIENTÍFICO: Petromyzon marinus
FILO: Chordata
SUBCLASSE: Agnatha
CLASSE: Cyclostomata
ORDEM: Petromyzoniformes
FAMÍLIA: Petromyzontidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 1 metro
Sete fendas brânquias que se comunicam com bolsas brânquias de cada lado da cabeça.

A maior das lampreias é a lampreia-do-mar. Seu corpo cilíndrico pode atingir mais de 1 m de comprimento. Ela vive em todos os mares europeus (com exceção do mar Negro) e também ao longo das constas da América do Norte e da África ocidental.

A lampreia-do-mar tem um jeito muito especial de se alimentar. Ela fixa a boca, dotada de uma espécie de ventosa, no corpo do peixe, raspa-lhe a pele e a carne com a língua e os dentes (a língua também tem dentes) e vai sugando todos os tecidos juntamente com o sangue.

No outono, as lampreias que atingirem a maturidade sexual entram nos estuários dos rios. Chegando em água doce, param de se alimentar. O macho sobe o rio primeiro e faz um muro com seixos, que junta com sua boca. A fêmea chega em seguida. Ela o ajuda a terminar o ninho de pedras, onde põe aproximadamente 200.000 óvulos, que são fecundados pelo macho.Depois disso, o macho e a fêmea nadam rio abaixo e morrem. As larvas, com 15 a 20 cm de comprimento, saem do ninho duas semanas depois. Elas passam 4 a 5 anos na água doce antes de assumir sua forma definitiva e retornar ao mar. E o ciclo recomeça.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Versão para imprimir

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança




Sa�de Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.