linha


linha


Entre para a família Saúde Animal.

linha

Entre e faça uma homenagem ao seu amigo.


CONDIÇÕES DE USO DE NOSSAS IMAGENS E TEXTOS

ALCON

Google
 
Logo Cães

Como ensinar o cão a fazer as necessidades num jornal.

As leis do equilíbrio ecológico exigem que os animais façam suas necessidades num local que as absorva: na terra ou na grama, por exemplo para fertilizá-la.
O que há de mais parecido com isso em sua casa é o tapete persa.

Como você já sabe, não se pode ensinar a um cão a NÃO fazer coisas então, precisamos ensinar como fazer num jornal.

1. Confine durante 15 dias seu cachorro num recinto onde ele irá fazer suas necessidades, comer, dormir e brincar.
2. Forre tudo com jornal. Onde ele irá fazer? Sem opções, num jornal! Se ele começar a rasgar o jornal, umedeça-o um pouco, com um borrifador desses de molhar plantas, para eliminar aquele barulhinho gostoso do jornal rasgando.
3. Limpe e substitua o jornal sujo sempre!!! Seu cão precisa ter a sensação de que suas necessidades foram absorvidas.
4. Você irá perceber que ele escolherá, para dormir, um cantinho o mais longe da porta, fará suas necessidades noutro cantinho, o mais próximo da porta de saída, e irá brincar nos outros lugares.
5. Desde que você troque o jornal, ele fará sempre no mesmo lugar. Se você não trocar ele jamais irá fazer suas necessidades sobre as antigas. Por ter que rodar antes de defecar, ele escolherá outro lugar, para não pisar na própria sujeira, e seu plano de condicionamento estará perdido.
6. Assim que esse comportamento se tornar padrão, retire o jornal de onde ele escolheu para dormir e substitua-o por um paninho.
7. Ele irá dormir no paninho, comer, brincar e fazer suas necessidades no jornal, sempre no mesmo lugar (desde que você troque o jornal sujo).
8. Aos poucos, retire o jornal de onde ele escolheu para brincar e comer, até você perceber que sua mira melhorou e que ele consiga fazer numa só folha aberta de jornal.
9. É tempo de começar a soltar seu cachorro. Solte-o, em liberdade vigiada, após ter feito suas necessidades no jornal depois das refeições.
10. Quando você perceber que ele, sozinho, procura o jornal para fazer suas necessidades, poderá deixá-lo completamente solto.


Como ensinar a fazer as necessidades numa caixa de areia.

11. Construa uma caixa, sempre bem baixinha para não dificultar a entrada do seu cão.
Para um cocker spaniel, uma caixa mínima de 60 x 60 cm com 3 cm de altura.
Para um pastor alemão, uma 100 x 100 cm com 3 cm de altura.
Para um dogue alemão, uma 120 x 120 cm com 3 cm de altura.
12. Forre-a completamente com jornal e aguarde até ele se acostumar a entrar na caixinha forrada com jornal.
13. Quando ele já estiver condicionado, coloque apenas um punhado de areia no centro. No segundo dia coloque dois punhados, no dia seguinte três... e assim por diante até completar toda a caixa com uma camada de areia fina.
Nota: Você, deverá substituir a areia suja todas as vezes que ele fizer xixi ou cocô.
14. Somente depois de algum tempo você poderá aumentar a altura de 3 cm para, no máximo 5 cm com a finalidade de aumentar o volume de areia para não ter que trocar todos os dias.

Bruno Tausz
Cinófilo e Etólogo - Rio de Janeiro - RJ

Versão para imprimir



Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Anuncio160x240


Saúde Vida On line