menu_zoo Outros Vermes Répteis Protozoários Primatas Poriferos Peixes Moluscos Miriápodes mamífeors Insetos Felinos Fauna Brasil Equinodermos Crustáceos Celenterados Aves Aracnídeos Anfíbios Ameaçados Acrânios


ALCON

Google
 

MACACO-DE-GIBRALTAR

FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Primates
FAMÍLIA: Cercopithecidae

NOME CIENTÍFICO: Macaca sylvana
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento:
75 cm

Peso: até 10 Kg

Filhotes nascem geralmente em maio.
Vive em grandes grupos, cada um deles liderado por um macho velho.
Período de gestação: 210 a 240 dias

O macaco-de-gibraltar é o único macaco encontrado na Europa. Ocorre no rochedo de Gibraltar, no estremo sul da Espanha. Existe também no norte da África, na Argélia e Marrocos, na região habitada pelos povos berberes.

A presença desse macaco em Gibraltar deu origem a muitas lendas. Uma delas diz que os macacos chegaram ali através de um misterioso túnel sol o mar Mediterrâneo, que nunca foi descoberto.

Esse macaco é originário da Europa ou foi levado à Espanha pelos antigos gregos? A pergunta ainda não foi respondida. Como quer que tenha ido parar em Gibraltar, esse macaco é a alegria dos turistas e o desespero dos donos de jardins e pomares. Ele visita todos os pomares, procurando as frutas da estação. Como seus parentes da Índia, só que sem rabo e com a cabeça maior. Aprende coisas e a fazer imitação com rapidez, e muitas vezes é apresentado em circos. É fácil de apanhar, mas não é recomendado como animal doméstico; pode morder quando excitado.

 

 

 

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança




Sa�de Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.