menu_zoo Outros Vermes Répteis Protozoários Primatas Poriferos Peixes Moluscos Miriápodes mamífeors Insetos Felinos Fauna Brasil Equinodermos Crustáceos Celenterados Aves Aracnídeos Anfíbios Ameaçados Acrânios


ALCON

Google
 

OSTRA

 

NOME COMUM: ostra
OUTRO NOME: ostra-chata européia
NOME EM INGLÊS: Native oyster
NOME CIENTÍFICO: Ostrea edulis
FILO: Mollusca
CLASSE: Pelecypoda ORDEM: Filobranchia
FAMÍLIA: Ostreidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 7 cm a 10 cm
Concha inferior convexa. Concha superior chata
INIMIGOS: Caranguejos, estrelas-do-mar, diversos fastrópodes, e uma pequena esponja, a Cliona celata.
Ao contrário da maioria dos moluscos que possuem duas conchas, denominadas bivalves, a ostra-chata européia não é atraente. Mas é um molusco valioso, importante para os pescadores, porque sua carne é considerada iguaria. Cultivadas originalmente no Mediterrâneo, agora são criadas dos dois lados do Atlântico. É desprovida de pés: a ostra se liga a seu suporte com um cimento segregado pelo manto.

Nas regiões de clima temperado, a ostra se reproduz durante o verão. Nos bivalves hermafroditas, o esperma e os ovos não amadurecem ao mesmo tempo, de modo que a autofecundação é rara. Uma ostra produz milhões de ovos por ano. Os ovos se transformam em pequenas larvas que, após alguns dias, procuram fixar-se a qualquer objeto submerso que encontrem. Demoram quatro a cinco anos para atingirem a maturidade.

Além da ostra-chata européia, há dois outros tipos, pycnodonte e crassostrea, que abrangem as ostras japonesas, americanas e portuguesas. A pinctada, a "ostra" tropical de onde se obtêm pérolas, não deve ser chamada de ostra. Ë uma espécie aparentada com o mexilhão gigante.

 

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Versão para imprimir


CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.