menu_zoo Outros Vermes Répteis Protozoários Primatas Poriferos Peixes Moluscos Miriápodes mamífeors Insetos Felinos Fauna Brasil Equinodermos Crustáceos Celenterados Aves Aracnídeos Anfíbios Ameaçados Acrânios


ALCON

Google
 

Ameaçado

Pacarana

NOME COMUM: Pacarana ou Paca de Rabo
NOME EM INGLÊS: Pacarana
NOME CIENTÍFICO: Dinomys branickii
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Rodemia
FAMÍLIA: Dinomyidae

CARACTERÍSTICAS:

É a única espécie da Família Dinomyidae. Seus ancestrais são bem conhecidos pelos paleontólogos - alguns são roedores gigantes do tamanho de uma anta.
Peso: de 10 a 15 Kg.
Altura: 25 a 30 cm

Comprimento: até 80 cm mais 20 de cm de cauda
Gestação: enrte 230 a 283 dias
Alimentação: folhas e frutos e raizes.
Habitat: Regiões densamente florestadas
Distribuição: no Brasil vive na região do alto Amazonas (rio Juruá) e do Acre (Iquiri) , Peru, Colômbia e Equador.

A pacarana, ou paca de rabo, vive na região do alto Amazonas, no Brasil, no Peru, na Colômbia e no Equador. Seus hábitos em cativeiros são bem conhecidos, porém pouca coisa se sabe a respeito de seu habitat natural. De distribuição geográfica muito reduzida, a pacarana foi descoberta em 1873, e somente em 1904 Emílio Goeldi, diretor do museu de Belém, no Pará, encontrou uma fêmea e um filhote.

A pacarana é o terceiro maior roedor do mundo, perdendo apenas para a capivara e o castor. Atinge 80 cm de comprimento e mais 20 cm de cauda. Sua pelagem é escura no dorso com manchas brancas que a ajudam a confundir os predadores, disfarçando seus contornos.

Vive em pequenos bandos em regiões densamente florestadas e alimenta-se de frutos, folhas e raízes. É um animal plantigrado (anda sobre as plantas dos pés) e possui 4 dedos em cada pata, armados com poderosas unhas. Os dentes molares tem coroas altas, não possuem raiz e crescem continuamente. Os incisivos são grandes e fortes. A pacarana é a única espécie no seu gênero. No Brasil vive apenas nos Estados do Amazonas (rio Juruá) e do Acre (Iquiri). É um animal altamente protegido e bastante ameaçado de extinção.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editrora Chefe

Versão para imprimir

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança




Sa�de Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.