Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.

 

 


ALCON

Google
 

Aves

Canário triste

Caros amigos do Saúde Animal, Venho novamente solicitar auxílio deste site maravilhoso para buscar uma orientação. Moro em uma casa com um quintal bastante espaçoso, e por conta disto, meu cunhado pediu-me, a uns 05 anos atrás, se poderia construir um viveiro de pássaros em uma pequena área. Apesar de ser contra animais presos, permiti que ele construisse, desde que só colocasse canários no viveiro. O viveiro foi construído, medindo 2,50m X 2,50m X 2,20 m de altura. Foram colocados 04 canários belgas, que geraram mais 04 filhotes. Um dia, meus cães (02 pastores e 01 Rottweiler) abriram um buraco na tela e os canários sairam, mas curiosamente não fugiram para longe, ficando a maior parte em cima do viveiro. Com isso conseguimos capturar 06 dos 08 canários que haviam. Os outros dois apareceram mortos no outro dia. Com isso notei que canários belgas aparentemente não conseguem se adaptar soltos na natureza. Ano passado, morreram 03 canários e depois morreram mais dois, só restandoum. Esta semana, transferi o canário sobrevivente para uma gaiola, pois o viveiro apesar de ter cobertura, pega muito vento e chuva, e estamos entrando no outono e a temperatura costuma baixar muito onde moro. Além disso, este canário parou de cantar há mais ou menos dois anos.
Agora pergunto: 1)O canário não vai sentir-se sem espaço ou triste por ter saído de um espaço enorme para uma gaiola ( aparentemente ele está mais esperto)?
2) Canários belgas realmente são adaptados a cativeiros e morreriam se fossem soltos na natureza?
3) Como eu poderia melhorar ao máximo a qualidade de vida deste canário, comprar uma gaiola bem grande ajudaria?
4) O fato do viveiro estar ao tempo pode ter ajudado o canário a parar de cantar?
5) O que posso fazer para tratar um problema que tem nos pés do canário (ele tem os pés cheios de casca)?

Estou enviando este e-mail porque não gosto de pássaros presos, mas tenho medo de soltar o canário e ele morrer, e aparentemente a troca do viveiro para a gaiola pareceu deixar o animalzinho mais esperto. Outro fato importante é que este canário nasceu aqui no viveiro.

Cesar


Prezado Cesar,
respondendo as suas perguntas.

1)O canário não vai sentir-se sem espaço ou triste por ter saído de um espaço enorme para uma gaiola ( aparentemente ele está mais esperto)?

Não. Esse tipo de percepção não é próprio de aves tipo canários. Ele tem necessidades básicas e se supridas, ficará "feliz". Não é o espaço que vai deixá-lo triste.

2) Canários belgas realmente são adaptados a cativeiros e morreriam se fossem soltos na natureza?

Certamente. São aves criadas para viverem em gaiolas sob ambiente controlado. Morrem se forem soltos. E ainda mais, não devem ser soltos pois são aves exóticas.

3) Como eu poderia melhorar ao máximo a qualidade de vida deste canário, comprar uma gaiola bem grande ajudaria?

A gaiola tem que ter o tamanho suficiente para poder voar de um poleiro a outro. A ave precisa pegar sol da manhã, receber uma dieta adequada para canários e estar livre de doenças. Mantê-lo em ambiente aquecido à noite ou em dias frios (dentro de casa).

4) O fato do viveiro estar ao tempo pode ter ajudado o canário a parar de cantar?

Ele parou de cantar pois não estava em ambiente adequado. Tanto é que os outros morreram. Os canários belgas devem ficar melhor em gaiola. Podem até ficar em viveiro, mas sob condições muito especiais.

5) O que posso fazer para tratar um problema que tem nos pés do canário (ele tem os pés cheios de casca)?

Pode ser sarna de canários. É preciso saber realmente se é isso. Um colega veterinário poderia examiná-lo. Se for sarna, o tratamento é simples. Às vezes uma simples pomada que passada nas escamas sufocam os ácaros já é suficiente. Tem outros produtos específicos, mas precisa ser aplicado por profissional, pois pode matar a ave. Existem lesões nas patas que são causadas por um poxvirus, é a conhecida bouba aviária. Pássaros de idade avançada podem também apresentar essas lesões nas patas.

Procure nas boas livrarias algum livro sobre criação de pássaros, poderá ajudá-lo a conhecer melhor sua ave. Sucesso

Dr· Zalmir Silvino Cubas - Selvagens - Diretor do Parque das Aves Foz Tropicana em Foz do Iguaçú - PR

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line