Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.

 

 


ALCON

Google
 
Aves

Carrapato estrela

Prezados senhores,
Sinto muito aborrecê-los novamente com o assunto "carrapatos". Li as consultas e respostas sobre o tema mas não cheguei a nenhuma conclusão sobre como posso resolver os problemas causados pela invasão dos carrapatos.

Tenho um sítio em Joanópolis, São Paulo, e há cerca de 3 ou 4 anos vimos sendo invadidos por carrapatos nos meses de seca. Não temos gado, apenas cavalos. Os carrapatos atacam também as pessoas. Neste fim de semana voltei a São Paulo com aproximadamente 250 picadas e estou desesperadamente precisando de ajuda pra resolver esse problema.

No ano passado a invasão foi de carrapatos marrom escuro (meio avermelhados), do tamanho de uma cabeça de alfinete, que se agarram à pele e só se soltam com calor ou alcool. Se permanecem na pele, crescem e viram uma bola de sangue (minha cachorrinha mostrou isso).

Este ano a invasão é de carrapatos minúculos, parecem borra de café, um pouco mais claros na cor (na região são chamados de "porvinha" (de pólvora). Eles também grudam na pele, mas com menos força, e andam, picando várias vezes numa mesma região. Já apliquei butox nas baias e nas éguas e borrifei no gramado em volta da casa, mas parece que não houve nenhuma melhora.

Preciso de informações sobre repelente e/ou antídoto e/ou vacina. A B12 que a gente toma pra repelir mosquitos funciona? A vacina pra carrapatos em gado pode ser aplicada em cavalos? Há vacina pra humanos? Por favor, me ajudem.

Muito grata,

Heloisa

Prezada Heloisa:

A situação descrita aponta um possível problema de infestação pelo Amblyomma cajennense, também conhecido por "carrapato estrela" ou "rodoleiro". Esta espécie normalmente está associada aos equídeos (como é o caso do seu sítio). No ciclo biológico o "rodoleiro" exige 03 hospedeiros. Isto quer dizer que ao final de cada fase do seu desenvolvimento abandona o hospedeiro para a muda . (Os tais carrapatos minúsculos na verdade seriam suas larvas, muito comuns na época da seca). O controle envolve utilização de produtos químicos nos animais (pulverizações estratégicas), limpeza de pastagens e rotação das mesmas. É conveniente traçar um plano de controle juntamente com o Veterinário de sua confiança.
Cordialmente,

Dr Roberto Quintão Guerra - Saúde Publica - Itabira - MG

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line