Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.

 

 


ALCON

Google
 
Aves

Porquinho da Índia - transmissão de doenças - urina - manutenção

Gostaria de agradecer imensamente a sua atenção, e abusar um pouco mais de sua boa vontade fazendo algumas perguntas complementares:

1) A urina dos ratos pode transmitir a leptospirose conforme voce informou. Sendo o porquinho da india um roedor, sua urina tambem poderia transmitir tal doença mesmo considerando que NAO HÁ nenhuma hipotese de meu porquinho ter contato com ratos ?

2) Os cuidados que tenho tido quanto a higiene são a limpeza total da gaiola duas vezes por dia, sempre forrando com jornal novo e colocando feno para aquecer, evitando tambem a umidade. É o suficiente ?

3) Logo que adquiri o porquinho reparei que sua urina era amarela. Tenho alimentado com ração para coelho, couve, feno e cenoura simultaneamente (creio que antes só comia ração), e reparei agora que sua urina se tornou branca quase que como leite. É normal tal coloração, podendo ser em função até mesmo da alimentação, ou pode haver algo de errado?

4) Reparei que ela (é fêmea) tem se coçado de vez em quando nos ultimos dias, dando alguns "pulinhos" de forma abrupta como se tomasse um susto. Pareceu-me uma coisa normal, mas claro que gostaria de saber se é possivel ser pulga , sarna ou algo parecido.

5) Trata-se de uma fêmea de aproximadamente 3 meses, e logo que a trouxe pra casa tratei de comprar uma gaiola apropriada para coelho pois julguei ser de bom tamanho, 50 cm por 45 cm e bem alta (antes era de 40 cm por 20 cm, menos da metade da atual), e como gostamos muito dela queremos dar-lhe uma companheira para poder brincar ( trata-se de nossa 1a experiencia e julgamos nao ser conveniente um macho pois não seria oportuno termos mais "alguns" filhotes). Haveria algum problema em colocarmos duas (ou mais) fêmeas na mesma gaiola ou poderia haver briga entre elas ?
Voce julga o tamanho da minha gaiola apropriado para duas porquinhas ?

Agradeço novamente pela sua atenção.

Abraços/Diogenes


Alessandra

1!) Sim. Pode. Contudo, os roedores domésticos raramente estão envolvidos na transmissão da leptospirose. Essa doença está ligada a condições ambientais inadequadas (enchentes, umidade, proliferação de ratos e outros fatores de insanidade). Para se infectar, o porquinho teria que ter contato com urina de rato e não necessáriamente contato direto com o rato.

2) Os cuidados que tenho tido quanto a higiene são a limpeza total da gaiola duas vezes por dia, sempre forrando com jornal novo e colocando feno para aquecer, evitando tambem a umidade. É o suficiente ?

Certamente a gaiola manter-se-á limpa e sem odor com essa freqüência. Desde que a palha não esteja mofada, pode usá-la. Palha mofada pode causar doenças respiratórias. Jornal ou cepilho são bons substratos para cama.

3) Essa cor esbranquiçada pode ser em função da alimentação. Para ter certeza, retorne por um ou dois dias à alimentação antiga e compare a cor da urina. É importante manter na dieta verduras e cenoura e acrescentar um pedaço de laranja e maçã já que essa espécie tem grande necessidade de vitamina C. É recomendado alimentação com 20% de proteina e 16% de fibra. Mudanças bruscas na alimentação podem causar distúrbios gastroentéricos. Manter a higiene do alimento, água, comedouros e bebedouros. Ração de
coelho pode ser insuficiente em proteinas e fibras.

4) Sim. É comum nessa espécie sarnas e também pulgas de cães e gatos. Um exame mais cuidadoso da pele indicará se seu animal está sendo parasitado.

5) Não há problema em manter duas fêmeas. É melhor que mantê-la só. É recomendado espaço de 30 x 30 x 30 cm por animal. Para reprodutores pode ser necessário 60 x 60 x 30 cm. Se sentir que não estão confortáveis, mais uma gaiola das que você tem pode ser necessário.

Sucesso.

Dr. Zalmir Silvino Cubas - Foz do Iguaçu - PR
CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line