Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.

 

 


ALCON

Google
 
Aves


Lesão da Coluna

Tenho um rotweiller com 7 anos. Tudo estava bem até que a 15 dias ele saiu da casinha chorando, com dor. Constatei que o problema era na parte superior do quadril. O problema, provavelmente, foi causado pela sua pressa em descer escadas. Nunca desce uma por uma e sim de três em três. No dia seguinte o levei ao veterinário. Foi constatada uma lesão de coluna. Òs veterinários dele são ótimos e gostaria de ajudá-los já que a medicação indicada não está surtindo efeito. Isto é muito demorado. Estou muito preocupada. Ele pesa 50Kg.
Obrigada.

Sônia


Cara Sonia, grato por seu contato.
Em primeiro lugar faz-se necessário o mapeameto radiografico da coluna vertebral de seu animal, para um diagnóstico preciso da lesão. Podemos ter aí um quadro de calcificação de disco vertebral , espondilite, hérnia de disco e ate mesmo tuberculose ossea. Portanto, essa avaliação é muito importante.
Converse com os clinicos a respeito de uma avaliação por um ortopedista, especialista em pequenos animais.
Caso persistam as duvidas, peço novo contato.
Abraço ,

Dr. Clélio Costa Carreira - Campinas - São Paulo

Sou a dona do rottweiller com problema de coluna. Conversei com a veterinária dele e ela me pediu para obter informações sobre as seguintes doenças, que podem estar ocasionando o problema do Rambo. Antes de iniciar a listagem, relembrando, ele é um rottweiller, tem 7 anos, aproximadamente 50kg, toma Gardenal a 1 ano e 4 meses. Iniciou com 2 comprimidos de 100mg/dia e agora está tomando somente 1/2 por dia. Sinal de que o problema das convulsões foram resolvidos.
Eis as possibilidades levantadas pela veterinária: Mielopatias, Discopatias, Hérnia de Disco, Polirradiculoneurite, Miastenia, Polineurite, Polimiosite, Síndrome de Wobler, Lesão do plexo lombo-sacral. O outro veterinário, que também faz parte da equipe, pede informações sobre uma poli (qualquer coisa), palavras minhas, típica de rotweiller. Solicitam informações mais detalhadas.
Ele está sem mexer as patas traseiras a 15 dias, mas está sendo medicado desde esta época. Seria possível, com urgência, enviar-me as informações.
Já estou na fase do desespero, sem ter perdido a esperança ainda.
Ficarei grata.

Sônia

Cara Sonia, grato por seu novo contato.
Realmente são muitas as enfermidades que podem causar problemas locomotores em cães e o diagnóstico diferencial se faz necessario nestes casos. Um bom exame clinico deve ser efetuado, seguido de suporte laboratorial , mielografias, cintiligrafias e radiografias, entre outros.
Devo lembrar que os exames requiridos devem estar embasados em boa avaliação clinica, lembro tambem que o raciocinio clinico deve partir do problema mais simples ao mais complicado, na dependencia do quadro.
Você relata uma lesão de coluna : que lesão é essa, qual o metodo de diagnóstico ? Tudo isso faz-se necessario avaliar.
Reporto tambem que seu animal pode ser encaminhado a um neurologista veterinário ou a um especialista em aparelho locomotor , caso isto ja não tenha sido feito.
Quanto às enfermidades que solicita informações peço verificar:
*Canine Medice and Surgery
* Current Veterinary Therapy - small and practice
*Cornell University - Consultant
Caso persistam as duvidas peço novo contato.
No aguardo de novas informações,
Um abraço

Dr. Clélio Costa Carreira - Campinas - São Paulo
CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line