Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.

 

 


ALCON

Google
 
Aves

Sarna

Caro Dr
Tenho 2 cachorros filhotes de cerca de 4 meses, um mistura de dog alemão com fila brasileiro e uma outra mais viralata ainda de cruzamento de origem desconhecida.
Os dois foram diagnosticados primeiramente como alergia, depois como micose e agora como sarna.
A primeira medicação para sarna foi matabicheira, não resolveu e eles foram piorando rapidamente. O dog alemão está com todo corpo tomado e com feridas muito edemaciadas, o que me levou a pensar que fosse outro diagnóstico que não a sarna. Ele está em carne viva por todo corpo e esta última semana começou a emagrecer signifcatiovamente. Já dei nos dois injeção de ivomec 1ml no dog e 0,5ml na vira e de nada adiantou.Coloquei enxofre misturado na ração e também não está adiantando.
Esperrei matabicheira por 2 vezes no corpo inteiro dos 2 e não adiantou. Passei óleo de carro queimado com cinza deixei algumas horas e depois dei banho, também não surtiu efeito.
Passei timbaco puro nod dois e deixei por cerca de 2 horas depois deianho outra vez. Também não adiantou.

Não sei mais o que posso fazer, onde moro só este veterinário onde levei, e que me parece um bocado incompetente ou preguiçoso para o trabalho. estou desesperada sem saber o que fazer, não sei mais o que dar para os cachorros.
Por favor me ajudem
Atenciosamente

Maria José

Cara Maria José

Não sei até que ponto eu poderia lhe ajudar, pois não tenho como receitar para os seus cães, posso apenas lhe orientar em determinados procedimentos. Mas, independente de receitar posso lhe afirmar que seja sarna ou alergia realmente isso foi o início do problema agora, a meu ver complicado por uma infecção da pele.
Então nada do que vc já fez foi direcionado para isso. Além disso tudo foi feito sem continuidade.

Quanto ao Ivomec, a dose é de 0,1 ml para cada 5 kilos de peso. Como pode ver, para aplicar 1 ml no maior, ele teria que pesar 50 kilos e para aplicar 0,5 ml no vira-latas ele teria que pesar 25 kilos.
E ele só é eficaz para alguns tipos de sarna, mas em doses semanais por pelo menos 4 semanas.
Quanto ao enxofre, ele agiria mais ou menos "cauterizando" as lesões, mas isso não é o suficiente.
Já o óleo queimado age somente como um hidratante, repondo a oleosidade natural da pele e pelos.

Acho que a primeira coisa a ser feita seria tentar devolver alguma saúde a essa pele, que deve estar bem maltratada por tudo que tem sido usado. O que vc pode fazer para tentarmos em parte tratar do problema seria:
1) Banhos 2 vezes por semana com sabonete de propolis
2) Após o banho jogar uma solução da água com Permanganato de Potássio, numa proporção de 1 comprimido para um litro d'água (pode usar essa mistura tambem para limpar as lesões antes de nova aplicação do creme abaixo)
3) Pomada ou creme de calêndulas nas lesões (a escolha entre a pomada e o creme deverá ser feita de acordo com a pele, se estiver ressecada usar a pomada, se estiver oleosa, usar o creme)
4) Alimentação balanceada com uma ração de boa qualidade

Isso seria o básico, a ser feito por no mínimo 2 semanas, depois vc teria que tratar realmente da causa do problema. Me coloco ao seu dispor para voltar a me contactar após esse tempo.

Um abraço

Dra Neísa T. Lourenço- Clinica de Pequenos . Juiz de Fora - MG
CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2014 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line