Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.

 

 


ALCON

Google
 
Aves

Taturana venenosa

Gostaria de saber se é verdade que a taturana que tem o aspecto de um pinheirinho é venenosa. Se for, quais são as consequências de seu veneno? Estou pràcupada, pois tenho uma gata persa de um ano que tem mania de caçar tudo o que se movimenta e encontrei uma taturana dessas em meu jardim. Que providências devo tomar? Desde já muito obrigada pelas informações e parabéns pela qualidade do serviço.

Frederico

Caro Frederico,

Diversas taturanas têm pilosidades que se assemelham a um pinheirinho. Há uma espécie, denominada Lonomia obliqua que têm de fato causado sérios acidentes, com pessoas e animais, causando frequentemente a morte dos mesmos. Essa taturana atinge em média 8cm, tem trÊs faixas castanhas no corpo, sendo uma em cada lateral e uma em cima. Têm ainda, uma mancha branca no terceiro anel do corpo, contado a partir da cabeça. Se você encontrar um animal assim, muito cuidado! Não toque em hipótese alguma! Procure capturar com uma pinça, coloque em um vidro e encamnhe para a devida identificação.
No caso de acidente com uma pessoa, por mais leve que seja, ENCAMINHE
IMEDIATAMENTE PARA INTERNAMENTO E RÊLIZAÇÃO DE HEMOGRAMA. No caso de acidente com animais, o mesmo procedimento, encaminhando para uma clínica veterinária.
Atenciosamente,

Luiz Roberto Francisco - Biólogo - Repteis - Diretor do Zoológico de Curitiba (ALCON)

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança



Saúde Vida On line