menu_zoo Outros Vermes Répteis Protozoários Primatas Poriferos Peixes Moluscos Miriápodes mamífeors Insetos Felinos Fauna Brasil Equinodermos Crustáceos Celenterados Aves Aracnídeos Anfíbios Ameaçados Acrânios


ALCON

Google
 

Topolino

Dois Tpolinos em cima de banana maçã e um limão

O Topolino nada mais é do que um pequeno camundongo da espécie Mus musculus. Conhecido nos Estados Unidos, Escócia e Inglaterra como Mini mouse, este pequeno roedor está virando moda e é um dos pets mais procurados.

História do camundongo.Topolino:
Características
Alimentação
Habitação
Acessórios
Reprodução
Dúvidas mais freqüentes
Fotos de camundongos e topolinos (Mus musculus)

HISTÓRIA:

Desde a antigüidade o camundongo vive com o homem. parece ter sido introduzido na Europa Ocidental há cerca de 800 anos. Alguns cientistas acreditam que o camundongo se desenvolveu do rato sob condições onde era menos importante ser grande e feroz que ser capaz de escapar por pequenos buracos. Hoje é encontrado em toda parte. Viaja com o homem, muda-se com ele e com ele alcançou paragens longínquas, no interior do Círculo Polar e no alta das montanhas. Vive tão à vontade nos campos e jardins como no interior de nossas casas. Constrói seu ninho em pequenas aberturas que faz em paredes e portais, ou esconde-se no interior de aparelhos elétricos, poltronas e estantes de livros. Seu abrigo é forrado com papel, algodão, pano ou qualquer outro material macio a que tenha acesso.

Há aproximadamente 1700 espécie que varia de rato-dos-celeiros (europeu que chega, no máximo há 12 cm) até as capivaras que chegam até 100 kg. O Topolino são parte da mesma família (Murídeos) que o rato e o Mecol.

Este pequeno murídeo é rápido e orienta-se tocando os bigodes nas paredes, ao longo da quais corre. Trepa em árvores, salta e possui uma resistência notável à fadiga. Os indivíduos mantidos em cativeiro dão constantes provas de sua agilidade e senso de equilíbrio. A cauda, semipeênsil, é utilizada também para ajudar o camundongo a equilibrar-se quando corre. Sua postura é graciosa, quer quando se enrola para dormir, quer quando está em atividade.

Com o passar do tempo, as pessoas perceberam que ratos podiam ser mais inteligentes e perspicaz que vários outros animais. Foi essa relação que levou as pessoas utilizarem ratos e camundongos em laboratórios. Eles fizeram parte muito importante no desenvolvimento de todo tipo de medicamentos que estão hoje no mercado.

Foi nos laboratórios de pesquisa que o homem redescobriu a capacidade de aprendizado das "cobaias" e, esses pequenos roedores foram conquistando cada vez mais fãs e, atualmente, são protegidos por associações que lutam para impedir os sacrifícios.

Com tamanho bem diversificado, os roedores foram se tornando animais de estimação e, pelo estigma que possuíam (como pestes) criaram-se outros nomes e mutações de cores para que ficassem mais simpáticos e mais próximos aos pets. Foi então que surgiu o Topolino (camundongo - Mus musculus) e o Mecol ou Twister (Ratazana - Rattus norvegicus).

Topolino e Mecol comparados com uma régua

TOPOLINO:Topolino em cima de um limão 
NOME POPULAR: Topolino, camundongo
NOME CIENTÍFICO: Mus Musculus NOME EM ITALIANO: Topolini
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
FAMÍLIA: Muridae
TAMENHO: 8 - 13 cm (inclusive rabo)
PESO: 20-21 gramas
TEMPO DE VIDA: em torno de um ano
ESTAÇÃO DEMCRIAÇÃO: Contínuo
PERÍODO de GESTAÇÃO: 19-21 dias
NÚMERO DE FILHOTES: 3 a 8 filhotes (5 a 6 ninhadas/ano)
MATURIDADE SEXUAL: de 42 a 45 dias
PERÍODO DE GESTAÇÃO: de 19 a 21 dias
DIETA: Herbívoro / Onivoro
CARACTERÍSTICAS: Visão razoável, cheiro Excelente, audição Excelente (sons lançados especialmente altos que estão além do alcance de audição de humano).
ATIVIDADE: Noturno

O Topolino nada mais é do que um pequeno camundongo. Conhecido nos Estados Unidos, Escócia e Inglaterra como Mini mouse, este pequeno roedor está virando moda e um dos pets mais procurados.

Erradamente algumas pessoas o chamam de Hamster Topolino ou Camundongo Dalmata mas, na verdade ele é um camundongo da espécie Mus Musculus.

Os camundongos não só cativam nossa imaginação mas eles também fazem parte muito importante da nossa história. Um de nossos ratos favoritos é Mickey Mouse que nos encantou desde 1920. O camundongo é uma criatura muito adaptável que pode prosperar em quase qualquer ambiente e resistiu a muitas tentativas de erradicar durante séculos. Se criá-los com pet e com carinho, eles podem se tornar totalmente domésticos e muito brincalhões.

De porte pequeno e delicado, pesa de 10 a 21 g e mede de 8 a 13 cm, contando com a cauda. Possui orelhas grandes, olhos pequenos e nariz pontudo. O Topolino é encontrado sempre em duas cores, o mais comum é o branco e preto mas, também estão sendo vendidos camundongos, um pouco maiores que eles, na cor marrom claro, marron escuro e cinza claro.

Os camundongos adoram aninhar em tocas ou dentro de estruturas. Na natureza estabelece um território próximo à fonte de alimentos, geralmente de 3 a 10 metros de sua toca. É curioso mas cauteloso. É um excelente escalador.

ALIMENTAÇÃO:

É onívoro, mas prefere cereal em grãos. Em cativeiro pode ser alimentado com alimentos próprios para roedores. Ração AlconA ALCON acaba de lançar uma ração para hamsters e outros pequenos roedores. São duas embalagens: Sementes e Sticks vitaminados e, Sticks crocantes e Vitaminados. Alimentam-se 15 a 20 vezes por dia, e podem se espremer em aberturas e fendas muito pequenas, de até 1 cm de largura.

O Topolino ou camundongo é um criador prolífico desde 2 meses. Forma pequenos grupos familiares ou casais e a vida média do indivíduo é de aproximadamente 12 meses. A maturidade sexual é de 42 a 45 dias, com período de gestação, em média, de 19 a 21 dias.

Em cada ninhada nascem de 3 a 8 filhotes (5 a 6 ninhadas/ano) e os recém-nascidos não passam do tamanho de um feijão grande.

HABITAÇÃO:

Uma coisa importante que deve ser se lembrada de quando comprando um Topolino é onde alojá-lo. As lojas tendem a oferecer alguns tipos diferentes de casas para manter seu pet. A escolha vai depender de quanto você está disposto a gastar com ele.

GaiolaO primeiro é uma gaiola de arame com um fundo de bandeja de plástico. Estes são normalmente bastante pequenos mas é adequado para um Topolino ou dois. Eles normalmente não incluem nenhuma cobertura para ele mas pode incluir uma roda e uma garrafa de água. Eles são geralmente fáceis limpar, mas, pode ser aberta por outros animais como o gato.

terrárioO outro tipo de casa que você pode usar para seu pet é um aquário de vidro. Esta é sem dúvida a melhor opção. Você não terá problemas para pegá-lo e o vidro é muito fácil de limpar e secar, e também previne o topolino escalar para fora, e igualmente é mais difícil para outros animais entrarem. O vidro também permite uma visão excelente de seu pet a toda hora. GaiolaTambém, podem ser compradas com excelentes tampas de madeira e tampas de malha para ajustar em cima e fazer a casa totalmente segura. Esta casa também lhe permite organizar os acessórios da maneira que você gosta.

Existem outras opções mais caras, as casas de acrílico e que são vendidas para hamster. Pode ser encontrada em grandes pet shops.

ACESSÓRIOS:

Acessórios são artigos que são postos dentro da casa do Acessórioscamundongos para mantê-lo ocupado e feliz. Os acessórios também pode ser usado como dormitórios e, para benefícios da saúde, como artigos de madeira para roer e desgastar os seus dentes. RoedoresRoda gostam de escalar, assim você pode colocar escadas e outros artigos que possibilitam que ele escale. Evite acessórios de madeira que acumulam urina e são difíceis de limpar. O melhor material é o plástico (próprios para este tipo de pet).

CarroOs camundongos também gostam das rodas de plástico, e isto é bom para eles se manterem em forma. Outro brinquedo que está em alta para este tipo de pet, é o carro, onde ele tem a liberdade de andar por toda a casa sem o perigo de fugir.

Acessórios também incluem os bicos para água, que são mais higiênicos que os potes de água e também vasilhas para os alimentos.

REPRODUÇÃO:

A primeira coisa para saber quando você quer criar seus topolinos é a diferença entre machos e fêmeas. A pessoa pode ver o escroto claramente no macho quando adulto, e a distância entre o ânus e os órgão genitais são aproximadamente 3 vezes o da fêmea.

Sexo da FêmeaFêmea
Saber qual camundongo é fêmea e qual é o macho, é algo você tem que aprender.
A diferença sexual depende da idade. Mas se você está familiarizado com o sexo dos camundongos você não terá muita dificuldade.



Sexo do machoMacho
Você deve observar a distância entre os órgão genitais e o ânus que são mais longo nos machos e o tamanho dos órgão genitais que são maiores também nos machos. Por volta de três semanas podem ser mais fácil observar o sexo entre eles. Com 4 semanas são vistos normalmente os testículos, um sinal seguro que é um macho!

O Topolino é sexualmente maduro com 42 dias de idade, e pode ser acasalado qualquer hora depois desta idade. Algumas pessoas preferem esperar um pouco mais antes de acasalar. O ciclo da fêmea dura aproximadamente cinco dias.

Tenha certeza os dois camundongos estão em condição excelente de saúde antes de você os acasalar. Use como regra colocar para procriar apenas os melhores camundongos.

Para acasalar, tudo aquilo precisa de colocar a fêmea e o macho juntos. Os camundongos gostam de viver em colônias, por isso, você pode deixar casais juntos e procriarem na mesma gaiola.

O tempo de gestação é de 19 a 21 dias e, os filhotes nascem um pouco maior que um grão de feijão. Você deve providenciar comida e água a vontade para as fêmeas e material para o ninho.

Normalmente os filhotes nascem à noite. É importante que você não perturba a mãe e filhotes nesta fase. Você também não deve limpar a gaiola pelo menos por uma semana. Os filhote não devem ser tocados pois a mãe pode abandonar o ninho ou devorar os filhotes.


DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

1: Onde eu posso comprar Topolinos?
RESPOSTA:
Topolinos são encontrados em lojas de Pet Shops em todo o Brasil. Se não encontrar, nos escreva e você poderá entrar em contato direto com o criador.


2: O que eu devo saber quando for comprar um Topolino?
RESPOSTA:
O melhor modo para comprar é conferir os pais: se é dócil e se eles se comportam bem. Você terá melhor chance se comprar ainda filhotes, serão mais fáceis de se acostumar.
Você também terá que conferir que o animal que você está comprando é saudável, tem olhos luminosos e claros e a pele é toda coberta de pêlos. Se está limpo debaixo do rabo, sem sinais de diarréia.


3: Eu deveria comprar um ou dois Topolinos?
RESPOSTA:

Camundongos e ratos em geral são animais altamente sociais e não deveriam ser mantidos sózinhos.

4: Eu deveria comprar macho ou fêmea?
RESPOSTA:
Como pet, eu só recomendo fêmeas. Ratos fêmeas não têm o cheiro que ratos.


5: A gaiola deve ser grande ou pequena?
RESPOSTA: :
Mínimo de 60X40 cm, de preferência alta e com escadas escala. Um aquário de 300 litro está excelente para um grupo de 4 - 10 camundongos.

6: As gaiolas devem ter arame no piso?
RESPOSTA:
Gaiolas de fundo de arame são ruins para TODOS os tipos de animais. Eles podem ferir ou prender os pés

7: Que tipo de material de cama posso usar?
RESPOSTA:
Evite dar tecidos, algodão e plásticos, pois ele pode ingerir e morrer por obstrução gástrica. Dê papelão e madeira para ele roer. Porém, nunca dê madeira de cedro e pinus, que contém gases tóxicos para os pequenos roedores. Existe, nas lojas especializadas, material próprio para forração das gaiolas.

8: Como está possível manter dois (ou mais) ratos machos junto na mesma gaiola?
RESPOSTA:
Não é incomum se manter unido vários ratos machos em uma gaiola. Esses animais vivem em colônias e, você só não deve manter a gaiola com superpopulação pois, é possível brigas e canibalismo. O Mecol também vive em colônia porém, eles possuem hierarquia e, um manda e outros obedecem.

9: Casas são boas para ratos?
RESPOSTA:
Sim, eles adoram casinhas pequenas ou tubos para dormir e se abrigar.

10: O que são o melhores brinquedos para eles?
RESPOSTA:

Tudo o que é barato: rolo vazio de papel higiênico, caixas de papel pequenas, e quase tudo o que não é prejudicial. Eles mastigarão tudo eventualmente e picarão em pedaçõ. Também existe, em lojas especializadas, brinquedos como escadas, rodas, tubos etc.

11: De que tipo de comida els precisam?
RESPOSTA:
Ratos são onivoros, mas comem sementes principalmente, assim eles na verdade comeriam quase qualquer coisa. A melhor comida para alimentá-los são as vendidas prontas e fabricadas especialmente para roedores. A Alcon possui este tipo de alimento.

12: Eu posso dar meus legumes e frutas?
RESPOSTA:
Sim, pedaços pequenos de fruta (menos frutas ácidas) e legumes são bons para eles, dê tanto quanto eles coma em um tempo pequeno, e tenta variar entre tipos diferentes tipos de fruta e legumes. Verduras de um modo geral (menos alface e acelga).

13: De quanta comida eles precisam?
RESPOSTA:
Tanto quanto eles poderem comer. Deixe sempre a vasilha com comida. Eles normalmente se alimentam o dia todo.

14: Qual veterinário que procuro se ele ficar doente?
RESPOSTA:
Procure um veterinário que atenda animais exóticos.
 

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

* A maioria das informações foram fornecidas pela criadora Maria Cândida de Camargo Abeid - Campinas -SP
* Algumas fotos foram tiradas na criação da Maria Cândida e no Mondo Sommerso - Shopping Iguatemi - Campinas - SP

Versão para imprimir

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança




Sa�de Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.