menu_zoo Outros Vermes Répteis Protozoários Primatas Poriferos Peixes Moluscos Miriápodes mamífeors Insetos Felinos Fauna Brasil Equinodermos Crustáceos Celenterados Aves Aracnídeos Anfíbios Ameaçados Acrânios


ALCON

Google
 

Número de espécies: 20.000

Verme é o nome comum que se dá a 3 filos de animais. A maior parte dos vermes tem corpo alongado, mole, sem pernas, com a cabeça e a cauda praticamente iguais ao restante do corpo. Mas existem alguns vermes mais complexos que outros. Por essa razão, é necessário examiná-los com mais cuidado.

O corpo dos vermes é formado por três camadas (as esponjas e os celenterados só têm duas camadas): o ectoderma (camada externa), o endoderma (camada interna) e o mesoderma (camada que fica entre as outras duas.) No caso dos vermes superiores, como a minhoca, por exemplo, o mesoderma contém células que formam órgãos e músculos, de maneira semelhante ao que acontece nas espécies animais superiores. No mesoderma fica o aparelho digestivo; nos vermes mais simples ele possui uma única abertura, mas nas espécies mais desenvolvidas já existe um celoma (cavidade interna do corpo) verdadeiro.

Uma outra diferença importante entre os vermes e as formas de vida inferiores a eles é o sistema nervoso. Nos celenterados, as células nervosas são mais ou menos espalhadas pelo corpo do animal, mas nos vermes elas se unem formando cordões nervosos que começam em gânglios na extremidade anterior do corpo. Esses gânglios não formam um cérebro verdadeiro, mas funcionam como centros sensoriais e de controle motor.

Finalmente, os vermes possuem células especializadas para a eliminação de resíduos. Esses rins rudimentares se desenvolvem em órgãos reais nos anelídeos verdadeiros.

Apesar desse início de centralização e de especialização das células, os vermes ainda possuem a capacidade de se regenerar: uma minhoca cortada em cinco pedaços pode reconstituir cinco outras minhocas. A reprodução sexual, porém, é uma exceção. Embora possam ser hermafroditas, os vermes apresentam glândulas sexuais diferenciadas e algumas espécies, como as minhocas, se acasalam. Os vermes vivem em vários ambientes: em água doce, em água salgada, na terra e alguns deles são parasitas. Os anelídeos verdadeiros (minhocas) são menos aptos para a vida parasitária que os outros vermes.

FILO
CLASSE
SUBCLASSE
ODEM
EXEMPLO
Plantyhelminthes

Tuberllaria
Tremetoda

Cestoidea

 


Cestodaria
Eucestoda

8 ordens
3 ordens

2 ordens
11 ordens

Planária
fasciola,
Schitosoma
Amphilina
Taenia
Nemertinea Anopia
Enopia
2 ordens
2 ordens
Tubulanus
Malacobdella
Annelida Archiannelida
Polychaeta
Oligochaeta
Hirudinea

2 ordens
3 ordens
4 ordens
Polygordius
Arenicola
Minhoca
Sanguessuga
(Aschelminthes) Nematoda Adenophores
Secernentea
2 ordens
2 ordens
Triquina
Ascaris (lombriga)

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Versão para imprimir

CONDIÇÕES DE USO DE IMAGENS E TEXTOS


Copyright®1997/2011 - Comercial De Cicco. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98. Política de Privacidade e Segurança




Sa�de Vida On line


Entre para a família Saúde Animal e personalize sua navegação.