Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Anorexia em Roedores e Lagomorfos




logo_pets

topo5Privação de água, temperaturas extremas, dieta não palatável ou imprópria, alteração brusca da dieta, má oclusão, dor, perda de olfação, estresse, distúrbios metabólicos, toxemia, tricobezoar, neoplasia, fatores mecânicos que impedem o acesso à comida, são fatores ou condições direta relacionadas com a perda do apetite.

Em minha casuística os problemas mais comuns que observo concomitantemente com anorexia ou levando a anorexia são as alterações na cavidade oral (processos traumáticos por brigas e super crescimento dos dentes incisivos e molares), enteropatias e, no caso específico de porquinhos da Índia, mudança brusca do alimento ou dos próprios comedouros e bebedouros.

As manifestações clínicas de anorexia são perda de peso ou deficiência no ganho de peso, canibalismo muito comum em hamsters com crias, suscetibilidade a doenças devido à queda de resistência, desidratação, perda de ninhadas e morte.

Alguns problemas que envolvem anorexia podem ser resolvidos através da utilização de alimentos adocicados ou os mais aceitos (milho, aveia, semente de girassol, vegetais, fenos, maça), pela troca dos componentes da dieta e/ou bebedouros e comedouros, administração de polivitamínicos ou esteróides anabólicos, redução da população ou utilização de gaiolas individuais, pelo tratamento especifico da anormalidade, apetígenos, dentre outros. Uma relação comumente observada é a que existe entre a obesidade de coelhos sedentários, anorexia e eventual morte. A alimentação limitada (3 a 5 vezes ao dia) ou administração de uma dieta com alta concentração de fibras a coelhos adultos, com exceção de fêmeas, geralmente previnem este problema.

Artigo originalmente publicado no site da Animal Exótico

ALEXANDRE PESSOA - MÉDICO VETERINÁRIO DE ANIMAIS EXÓTICOS
CRMV/SP: 8621 FONE: 9911-2330