Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Cor na Pelagem dos Cães – Máscaras. Marcação Tigrado – Marcação Perdigueiro




caes_logo

Máscaras

bullmastif_mask

husky_mask

p_alemao_mask

São chamadas máscaras os desenhos das marcações na cabeça dos cães.

As diversas máscaras

Preta, na raça pastor alemão assume as mais variadas formas sendo que, é constante no focinho, podendo desenhar-se em torno dos olhos estendendo-se por uma linha, em direção à base das orelhas.
A região das vibrissas (bigodes) é escura. A testa poderá apresentar um losango, no centro, que varia de tamanho conforme a intensidade da marcação.

As máscaras, podem apresentar-se na mesma tonalidade da pelagem, apenas mais escuras. Nas raças do tipo dogue e mastife (bulmastife-fig.) a máscara fica localizada no focinho, às vezes incluindo os olhos. As orelhas são quase sempre pretas.

Máscaras brancas ou de outras cores nas raças lupinas primitivas, como o husky siberiano e o malamute do alasca. Cabeça bem pigmentada, podendo desenhar-se em torno dos olhos, estendendo-se para a base das orelhas, como no pastor alemão.

Marcação Tigrado

cor_tigre magiar_agar_tigr

O tigrado ou listrado é chamado dessa forma por sua semelhança às marcações do tigre.

A marcação tigrado, da espécie canina, é, normalmente, acompanhada duma máscara escura, que também inclui as orelhas escuras.

De acordo com a descrição dos padrões que admitem esta marcação, as listas devem ser nítidas, pretas sobre fundo fulvo, do dourado ao castanho avermelhado, de igual espessura e espaçamento entre elas, dispostas no sentido longitudinal aos membros e transversal ao tórax, na mesma direção das costelas.

Marcação Perdigueiro

cor_015 cor_016

A marcação dos perdigueiros varia desde a coloração uniforme até as grandes manchas da cor com o branco ou ruão.

As cores uniformes, de acordo com a concentração de melanócitos, varia desde o preto, passando pelo marrom, até o laranja e o limão.

Em razão da grande absorção do calor pelas cores escuras, os caçadores demonstram uma preferência pelas cores mais claras, se possível todo branco.

Marcação Dálmata

dalmata7

A marcação do dálmata é única e típica. Os exemplares dessa raça nascem inteiramente brancos e, após alguns dias, começam a aparecer as pequenas pintas, distribuídas uniformemente por todo o corpo. Quando um filhote nasce com uma mancha, mais tarde, tornar-se-á o que se chama patch. Os patches descaracterizam a raça e desqualificam o exemplar. São manchas maiores, resultado da fusão de duas ou três, que aparecem, principalmente, nas orelhas e se caracterizam por uma cor preta ou fígado, brilhante, de tonalidade uniforme e contorno bem delineado.

As pintas pretas ou marrons, sobre a pelagem branca, devem ser de tamanho regulando com o de uma moeda, bem distribuídas e redondas, com a cauda, preferencialmente, sem pintas.

Marcação Arlequim

cor_018 dogue_arlequim

É característica de várias raças. Despigmentação irregular da pele e do pêlo, formando ilhas de cor com formato e tamanho totalmente irregulares, podendo atingir as mucosas, trufa, rima palpebral, unhas e até despigmentar a íris dos olhos.

RESUMO

Cada criador de cada raça “escolhe” um nome lindo para a cor do seu exemplar. Os nomes das cores são sempre escolhidos comparativamente com cores de objetos ou coisas conhecidas, com exceção das cores primárias e secundárias: magenta, vermelho, amarelo, verde, ciano e azul. Todas as outras cores são nomes de flores, frutas etc.

Magenta Vermelho Amarelo Verde Ciano Azul

As cores dos cães não são exceção. Entretanto, na realidade, os cães só têm duas cores: marrom e preto. As variações dependem exclusivamente da densidade da pigmentação da pele e dos pêlos.

Bruno Tausz
Etólogo Presidente do Conselho de Cinologia da CBKC
Árbitro de Todas as Raças