Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Teníase & Cisticercose




logo_artigos

platelmintosAgente Etiológico: Taenia solium e a Taenia saginata pertencem à classe Cestoidea, ordem Cyclophillidea, família Taenidae e gênero Taenia. Na forma larvária (Cysticercus cellulosae _ T. solium e Cysticercus bovis _ T. saginata) causam a teníase. Na forma de ovo a Taenia saginata desenvolve a cisticercose no bovino, e a Taenia solium no suíno ou no homem.

TENÍASE: Verminoses freqüentes em nosso meio causadas pela Tênia, ou “solitária”, como é popularmente conhecida, são transmitidas através da ingestão de carne e derivados de porco e/ou de vaca, ou outro alimento contaminado por cistéceros, conhecidos por “pipoca”, “quirera” ou “canjica”. Por sua vez, tanto o porco como o gado é infestado através da ingestão de fezes de pessoas contaminadas.

A Tênia (nome comum de um platelminto, parasita intestinal de vertebrados) tem o corpo formado por anéis, mede de 2 a 3 metros e fica alojada no intestino de adultos ou crianças. Cada anel pode ter até oitenta mil (80.000) ovos que são eliminados pelas fezes.

Na verminose, conhecida como teníase, os sintomas são falta de apetite, perda de peso, dores de barriga e fraqueza.

teniaCISTICERCOSE – A Cisticercose é uma doença que se caracteriza pela formação dos “cistícercos” que são pequenos grãos que podem se localizar nos músculos, cérebro, pulmão e olhos. Os animais (porco e boi) e o homem adquirem a cisticercose quando ingerem os ovos da Tênia que foram eliminados nas fezes humanas. A cisticercose humana é uma doença muito grave. Os sintomas são:

É uma doença grave, onde os cisticercos formam pequenos grãos que podem se localizar nos músculos, coração, pulmão, olhos e cérebro. Como conseqüência, pode ocorrer dor de cabeça, dificuldade para andar, alteração do comportamento, convulsão, cegueira e outras complicações que podem levar à morte.

Como medida preventiva é importante observar que:

Os esgotos das casas devem estar adequadamente ligados à rede pública ou à fossa devidamente construída para essa finalidade.

Não se deve usar fezes humanas para adubação, nem água contaminada para irrigação de hortas e plantações.

Os alimentos dados aos animais devem ser saudáveis.

· Carnes e lingüiças devem ser consumidas cozidas, fritas ou assadas. Se estiverem cruas, a contaminação é mais fácil.

Não se deve consumir carne ou lingüiça de origem desconhecida.

A água encanada que será bebida deve ser fervida ou filtrada. Água de poço deverá ser filtrada e fervida.
As mãos devem ser sempre lavadas antes do preparo dos alimentos, antes das refeições e logo após o ato de defecar.

As verduras devem ser lavadas e higienizadas. Após serem lavadas, devem permanecer por meia hora em uma vasilha com um litro de água filtrada e duas colheres de água sanitária. Como alternativa, pode ser usado um litro de água limpa com uma colher de sopa de vinagre.

Saiba mais sobre a Tênia

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe