Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Única pacarana fêmea criada em zoológico no país está em quarentena sendo preparada para reprodução

Mãe orangotango e seu bebê são resgatados após incêndio em floresta na Ilha de Bornéu

Créditos: International Animal Rescue

Os orangotangos foram levados por moradores locais para Ketapang, na

IndonésiaRecentemente, uma equipe da Unidade de Resgate de Animais Selvagens (WRU) do Centro de Conservação de Recursos Naturais (BKSDA Kalbar) e do Resgate Internacional Animal (IAR) da Indonésia resgatou uma mãe e um bebê orangotango depois que um incêndio destruiu o habitat dos animais, na floresta em Bornéu Ocidental.

De acordo com o site World Animals News desta terça-feira (28), o animal, de cerca de 10 anos, e seu bebê de dois meses, foram os primeiros orangotangos a serem resgatados no distrito de Ketapang, na Indonésia, depois que foram levados por moradores locais e mantidos numa jaula.

Infelizmente, os dados coletados pela Unidade de Proteção ao Orangotango (OPU) do Resgate Internacional Animal (IAR), indicaram que o número de conflitos entre humanos e orangotangos na área tem aumentado desde o último verão devido à ocorrência de constantes incêndios florestais.

Sadtata Noor Adirahmanta, chefe da BKSDA West Kalimantan, relatou em um comunicado: “Muitos trabalhos de conservação foram realizados nos últimos anos, tanto pelo governo quanto por seus parceiros. No entanto, os desafios e os problemas estão aumentando e, em resposta, outras ações precisam ser tomadas”.

Ela continuou: “As raízes do problema decorrem de conflitos decorrentes do fato de não ter sido dada atenção suficiente à conservação de plantas e animais selvagens”.

O orangotando mãe e filho, foram nomeados Qia e Mama Qia, enviados à Unidade de Proteção ao Orangotango (OPU) do IAR em 4 de janeiro e estavam em condições normais de saúde.

Dias depois, a OPU liberou os orangotangos para que eles pudessem voltar à floresta, no entanto, os orangotangos não foram muito longe, muito menos migraram para a floresta.

Logo após o incidente, a OPU revolveu fazer uma pesquisa no local e constatou que as florestas na área haviam sido fragmentadas pelos incêndios, que já não estavam mais conectadas a uma grande floresta. Com isso, a a equipe de resgate do IAR e os membros da BKSDA, decidiram levar os orangotangos para um local mais seguro.

A floresta escolhida foi a Sentap Kancang, há 5 km de distância de onde os orangotangos se encontravam, uma área com mais de 40 mil hectares, e foi escolhida não só pelo tamanho, mas porque a quantidade de orangotangos na região, é baixa.

A translocação dos animais foi feita com êxito, no entanto, os ativistas estão cientes que não estão lidando com a raiz do problema, que é combater os incêndios e ameaça à sobrevivência das populações de orangotangos

Fonte: https://www.anda.jor.br/