Tigre D’Água
Nome Comum: Tigre-D’Água
Nome Científico: Trachemys dorbigni
Nome em inglês: orbigny’s slider or Brazilian Slider
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Emydidae
Origem: Uruguai, Argentina e Brasil (onde ocorre como nativa apenas no estado do Rio Grande do Sul).
Tamanho: até 32 cm
Hábitos: diurnos e aquáticos.
Aquaterrário: espaçoso (80 x 40 x 30 cm), com areia na parte seca e ilhas de pedra na parte aquática. Labcon Repto Protect na água. Temperatura da água entre 25 e 30 ºC
Reprodução: Ovíparos. A reprodução desta espécie é semelhante a de outros quelônios, a fêmea deposita seus ovos em buracos que ela constrói em solo macio e posteriormente ela os cobre. Os ovos ficam enterrados, incubando durante o período de 220 dias, quando nascem os filhotes.
Manuseio: aceitam bem, mas não manusear excessivamente.
Alimentação: Alcon ReptoLife Baby, Alcon ReptoLife, Alcon Gammarus, Alcon ReptoMix, acrescidos de Labcon Reptovit.
Uma das espécies de quelônios mais comumente mantidas em cativeiro, no Brasil. Face a ser espécie muito atrativa, é vendida ilegalmente por todo o país, particularmente os filhotes.
Trata-se de animal bastante rústico e que aceita bem o cativeiro. Deve ser mantido sob temperatura em torno de 25ºC.
Espécie onívora e bastante exigente quanto ã alimentação, que deve ser a mais variada possível. Jovens animais aceitam muito bem comidas industrializadas, podendo ser oferecidos a eles, alternadamente, Alcon Reptolife e Alcon Gammarus.
Desde que mantidos os exemplares adequadamente, podem reproduzir-se com relativa facilidade em cativeiro. Os ovos s!ao incubados por um período entre 200 e 220 dias.
Filhotes recentemente chegados, em geral, apresentam avitaminose A, conseqüência de uma dieta alimentar incorreta quando mantidos, por particulares, como animais de estimação. Mas cuidados veterinários ade3quados facilmente reverem o processo.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe