Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Alimentação correta para cavalo de competição

Me chamo Petyana , e sou competidora da modalidade três tambores. Para participar destas competições, utilizo um cavalo Quarto de Milha, puro, linhagem trabalho e corrida. Como já estamos perto de iniciar outro ano de muitas competições, pretendo preparar meu cavalo para ter um grande desempenho nas competições. Minha maior dúvida é a respeito de como alimentar meu cavalo para obter dele seu desempenho limite. A alimentação do animal está desta forma planejada:

feno: Tifton (manhã e a tarde)
concentrados: ração (Royal Horse)
aveia na proporção 1/3
suplementos: aminomix forte (Vetnil)

Agradeceria se pudesse me orientar a respeito da quantidade, qualidade, e os alimentos mais adequados para a performance do cavalo que possui um regime de trabalho pesado.

Desde já me despeço muito agradecida

Petyana

Cara Petyana. Peco desculpas pela demora de minha resposta, pois só hoje voltei ao meu quartel general, enquanto eu não chagava ficava ansioso em responder suas dúvidas. Pois então vamos a elas: 1) Considerações sobre as informações que você me mandou : Você já está saindo na frente quando se prepara com antecedência para uma temporada seguinte. Com isso certamente você terá um atleta mais sadio e com vida útil maior. Os maiores cavalos do mundo têm idade acima de 15 anos, pois tiveram a oportunidade de alcançar a maturidade física , mental e espiritual, esta última extremamente ligada ao perfeito entendimento entre você ele. Sobre os dados de alimentação: A) O capim utilizado é de alta qualidade como fonte de fibra e talvez o de maior índice de digestibilidade. Outra grande qualidade é não induzir a produção de fitatos no processo de digestão, os quais prejudicam a absorção do cálcio.

Quanto ao seu poder como nutriente ( quantidade de proteínas, vitaminas e minerais) dependerá diretamente do solo em que foi cultivado . Para se saber isso devemos proceder exames periódicos de solo e do capim e, se você compra o feno exija do vendedor esses dados. A Socyl, empresa que fabrica as rações Royal Horse prestam este serviço gratuito aos conumidores com o representante da sua região ou ligue para matriz São Paulo e peca ao Dr. André, gerente, em meu nome( tel. 011-3873-6702.). B) As rações da linha Royal Horse são as que eu recomendo, por serem as mais atualizadas nas pesquisas de nutrição eqüina. Contêm grande quantidade de energia em menor volume, pois esta é a grande dificuldade na alimentação de cavalos; satisfazer a quantidade necessária de energia sem ultrapassar os volumes ótimos nutricionais e de segurança contra cólicas e laminites. C) A aveia é a mais nobre fonte energética de origem vegetal , pois além disso tem alto teor em fibra e alto índice de digestibilidade e metabolização. Apesar disso também é importante conhecer sua procedência e qualidade nutricional (exame organoléptico e de peso específico).

Um ponto muito importante é lembrar que a aveia tem uma quantidade de Fósforo muito maior que de Cálcio, e isso precisa ser corrigido no balanceamento. D) O suplemento Vetnil é de ótima qualidade e elaborada por um profissional muito competente , o Dr. João C. Ribeiro, que também é um amigo. Os cuidados no uso desse suplemento é que ele é um “POOL” de aminoácidos e se você for satisfazer as reais necessidades para animais de alta performance ele poderá exceder na demanda ideal de alguns aminoácidos, promovendo sobrecarga renal. Os rins de um animal de alta performance , principalmente os de alta produção de ácido lático como os Quartos de Milha, tem que estar tão bons quanto o Coração. Mas isto é discussão para depois.

Dr. Gustavo Brauner – RIo de Janeiro – RJ