Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Anthrax




logo_artigos
Bactérias de ANTHRAX que enchem um vaso capilar em infecção fatal
Bactérias de ANTHRAX que enchem um vaso capilar em infecção fatal

O que é ANTHRAX?
ANTHRAX é uma doença infecciosa aguda causada pelo Bacilo de anthracis, bactéria em forma de esporo. ANTHRAX acontece comumente no sangue dos animais, mas também pode infectar o homem. Podem ser produzidos esporos de ANTHRAX em uma forma seca (para guerra biológica) que pode ser armazenado. Quando inalado por humanos, estas partículas causam problemas respiratórios e morte dentro de uma semana. ANTHRAX é conhecida no meio agrícola como Carbúnculo hemático.

Por que ANTHRAX se tornou um assunto atual?
Porque ANTHRAX é considerado um agente potencial para uso em guerra biológica.

Quem pode contrair ANTHRAX?
ANTHRAX é muito comum em regiões agrícolas onde existe criações de animais. Estas regiões incluem América do Sul e América Central, Europa Meridional e Oriental, Ásia, África, Caribe, e o Oriente Médio. O ANTHRAX pode ser transmitido aos humanos quando estes entram em contato com animais infectados ou com os produtos destes. Trabalhadores que são expostos a animais mortos e a produtos de origem animal (ANTHRAX industrial) de outros países, onde ANTHRAX é mais comum, também podem ser infectados com B. anthracis.
Nos Estados Unidos raramente acontece casos de ANTHRAX em animais. A maioria dos relatórios de infecção animal vem do Texas, Louisiana, Mississippi, Oklahoma e Dakota do Sul.

Bactérias de ANTHRAX que enchem um vaso capilar em infecção fatal

anthrax2
Uma lesão completamente desenvolvida típica na pele

Como ANTHRAX é transmitido e quais são os sintomas?
Infecção de ANTHRAX pode acontecer em três formas: cutâneo (pele), inalação, e gastrointestinal. Os sintomas das doenças variam e dependem de como ela foi contraída, mas normalmente acontecem dentro de sete dias.
B. esporos de anthracis podem viver por muitos anos na terra (Alguns cientistas afirmam que pode viver até 100 anos). ANTHRAX também pode ser contraido comendo carne mal passada de animais infectados.

Cutâneo: A maioria das infecções de ANTHRAX acontecem quando a bactéria entra em um corte ou abrasão na pele. Isso pode ocorrer quando se está tosando animais contaminados, lidando com couros ou pêlo (especialmente pêlo de cabra) de animais infectados. A infecção de pele começa como um inchaço sarnento elevado que se assemelha a uma mordida de inseto, mas dentro de 1-2 dias desenvolve uma vesícula e então uma úlcera indolor, normalmente 1-3 cm em diâmetro, com aparência de um tecido necrosado no centro. Glândulas de linfa na área adjacente podem inchar. Aproximadamente 20% de casos sem tratar de ANTHRAX cutâneo resultarão em morte. As mortes são raras com terapia de antimicrobial apropriada.

Uma lesão completamente desenvolvida típica na pele

B anthracis em tecido pulmonar infetado
B anthracis em tecido pulmonar infetado

Inalação: Os sintomas iniciais podem se assemelhar a um resfriado comum. Depois de vários dias, os sintomas podem progredir levando o paciente a entrar em choque. ANTHRAX através da inalação normalmente resulta em morte em 1-2 dias depois de início dos sintomas agudos, se não tratados.

B anthracis em tecido pulmonar infetado

Intestinal: A forma de doença intestinal de ANTHRAX pode estar ligada ao consumo de carne contaminada e pode caracterizar por uma inflamação aguda da área intestinal. No início surgem náuseas seguida de perda de apetite, vomito, febre é em seguida dor abdominal. O paciente vomita sangue e tem diarréia severa. O ANTHRAX intestinal resulta em morte em 25% a 60% de casos.

Qual é o período de incubação?
O período de incubação normalmente está dentro de um a sete dias.

Quando uma pessoa é capaz de passar ANTHRAX para outra pessoa?
Não há nenhum relatório da doença que passe de pessoa para pessoa. Essa contaminação não é provável.

Depois que uma pessoa foi contaminda com ANTHRAX, faz com que ela fique imune?
Um segundo ataque com esta doença é improvável.

Cadeias de bactérias de ANTHRAX de uma cultura de laboratório
Cadeias de bactérias de ANTHRAX de uma cultura de laboratório

Como ANTHRAX é diagnosticado?
ANTHRAX é diagnosticado isolando B. anthracis do sangue, através de exames de lesões de pele, ou secreções respiratórias ou medindo anticorpos específicos no sangue de casos suspeitos.

Cadeias de bactérias de ANTHRAX de uma cultura de laboratório

Qual é o tratamento para ANTHRAX?
São utilizados antibióticos efetivos. Normalmente utiliza-se penicilina, mas também podem ser usados erythromycin, tetracycline, ou chloramphenicol. Para ser efetivo, o tratamento deve ser iniciado logo no ínicio dos primeiros sintomas.

O que pode acontecer se a pessoa que contraiu a doença não receber o tratamento adequado?
A doença poderia ser fatal em casos que não forem tratados.

Onde ANTHRAX é achado normalmente?
Embora ANTHRAX pode ser achado globalmente, é mais freqüente em países com programas de saúde públicos menos unificados e efetivos. Áreas atualmente listadas como Alto risco são América do Sul e América Central, Europa Meridional e Oriental, Ásia, África, Caribe, e o Oriente Médio.

O que pode ser feito para prevenir a expansão de ANTHRAX?
Vacina de ANTHRAX está disponível para pessoas que ocupam cargos de alto risco. Também deve-se tomar cuidados especiais ao manipular animais mortos suspeitos de ter ANTHRAX,; ter um local com boa ventilação quando lidar com couros, pele e pêlo de animais. Uma vacina de ANTHRAX foi autorizada para uso em humanos. A vacina protege 93% contra ANTHRAX cutâneo.

Bibliografia

http://www.coppettswood.demon.co.uk/anthrax.htm
http://www.med.uottawa.ca/mic8238/anthrax_files/frame.htm
http://www.bu.edu/cohis/infxns/bacteria/anthrax.htm
http://www.sciam.com/1296issue/1296cole.html
http://www.aomc.org/ComDiseases/Anthrax.html

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe