Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Aquário de Água Doce – Curso Completo – PLANTAS AQUÁTICAS




logo_especial

plantaAs plantas aquáticas, são muito importantes para o equilíbrio do aquário de água doce. Desempenhando importantes funções, como fotossíntese, abrigo, testes do solo, adornos paisagísticos e muitos outros. Algumas plantas são emersas (palustres) ou flutuantes (nadantes, apresentam raízes aquáticas).

Elaboram o mecanismo de fotossíntese, que sob a ação da luz, absorvem o dióxido de carbono (CO2) nocivo em alta quantidade em um aquário e liberam o oxigênio (O2) que os peixes e os demais seres aeróbios necessitam para respirar e viver.

Protegem os peixes mais tímidos fornecendo abrigo e sensação de segurança (contribuindo para o avivamento de suas cores). Abrigam em suas folhas os alevinos(filhotes), os ovos dos ovíparos e os demais seres que constituem o conjunto planctônicos (microrganismo que servem de alimentos para os peixes e alevinos).

Atuam como teste de fertilização do solo, uma vez que, observando o crescimento das plantas aquáticas, podemos saber a qualidade do solo em relação aos materiais orgânicos. O aquário estará em boas condições para a sobrevivência dos peixes, sendo proporcional ao crescimento das plantas.

Servem como adornos paisagísticos juntamente com algumas rochas e troncos fossilizados. Existem grandes variedades, porém devemos tomar cuidado na hora de combinarmos as plantas, respeitando alguns fatores exigidos como: pH, dureza da água, concentrações de CO2, NH3 , fotoperíodos, temperatura entre outros.

Há vegetais que se reproduzem por brotamento, multiplicando-se através de cortes de seus caules, outros por estolão (não origina ramos em raízes, produzindo na extremidade tubérculos ou bulbos) e finalmente as plantas que se reproduzem por sementes.

Dicas Como Plantar

Quando preparamos a paisagem aquática, devemos obedecer a um esquema preconcebido a fim de compor um belo conjunto paisagístico. As rochas e os vegetais deverão estar em harmonia, podendo ser feito de duas formas:

Sobre a “areia” molhada do solo abrem-se buracos e com auxílio da pinça ou plantador faz-se o plantio do vegetal. A pinça ou plantador deverá ter a forma de forquilha, a fim de não danificar as raízes;
Enche-se o aquário de água e só então se processa o plantio dos vegetais.
As rochas deverão necessariamente serem colocadas no fundo do aquário quando ainda não se tiver colocado água. Os vegetais aquáticos também sofrem choques térmicos, podendo chegar a morte.

Espécies De Plantas Mais Usadas

escreveremos abaixo alguma plantas aquáticas brasileiras mais utilizadas nos aquários, assim como suas famílias o curiosidades.

echinodECHINODORUS martii (Leopoldina)

Família das Alismatáceas.

Possui folhas onduladas e caules que se dobram, o que lhe dá um aspecto muito bonito. Originária do Brasil Central. Atinge 60 cm de espessura, devido a suas raízes muito vigorosas. Planta de água tropical a 18ºC.

ECHINODORUS amazonensis (Amazônica de Folhas Largas)

Família das Alismatáceas.

Planta de porte majestoso, com 60 cm de comprimento e folhas de 10 cm de largura. Quando bem adaptadas no aquário sua coloração é verde clara. Produz inflorescência aéreas de coloração branca. Originária da Amazônia.

cabomba2CABOMBA aquática (Cabomba)

Família das Ninfáceas.

Possui caule comprido e folhas verde-claras em forma de leque. Outra planta muito bonita, do Brasil Central. É muito boa oxigenadora e serve para a proteção dos alevinos. Quando bem adaptada, cresce bastante e produz inflorescência branca, e só vive de receber iluminação profusa e não gosta de água em movimento. Existem várias espécies da Cabomba, como a Caroliniana da América do Norte, a Cabomba Indiana, de cor arroxeada e outras mais. Todas as espécies são floríferas, uma flores brancas, outras amarelas ou roxas.

ceratopCERATOPTERIS thalictroides (Samambaia)

Família das Parqueriácea.

A samambaia d’água é originária do Brasil Central. É muito utilizada pelos criadores, pelo sombreamento que produz, como também por absorver a amônia da urina dos peixes.

elodeaELODEA densa (Elodea ou Elódea)

Família das hidrocaritáceas.

Planta oxigenadora, habitante na maioria dos aquários. De formato cilíndrico, vive em águas tropicais e águas como em águas vallisfrias. Com iluminação natural, ela desenvolve-se muito e floresce na estação primaveril. Sua flor é branca medindo 1 cm.

VALLISNERIA gigantea (Valisnéria)

Família das Hidrocaritáceas.

Planta oxigenadora, a Valisnéria gigante originária das Filipinas e Nova Guiné, possui folhas lineares, em forma de fita que chegam a medir 1 metro. Sua coloração e verde-translúcida brilhante. Adapta-se muito bem em aquários de grande porte e vive em água de temperaturas de 13 a 20ºC. Prefere solo de areia grossa. Quando sob a ação de luz profusa na aquário, ela expele através da fotossíntese, minúsculas bolhas de oxigênio. Existem outras espécies menores denominadas popularmente de saca-rolhas de folhas espiraladas. No aquário, sua reprodução se processa por multiplicação vegetativa.

[Introdução][Histórico][Aquário][Tipos de Aquários][Elementos necessário à vida][Equilíbrio biológico- Oxigenação – Temperatura][Iluminação][Filtragem e solo][Agentes decompositores][Plantas aquáticas][Peixes de água doce] [Doenças][Alimentação][Bibliografia]

Autores e Ministrantes:
Hamilton J. Borges Júnior
Renato Augusto Bueno de Oliveira
PH7 Aquarium - Campinas -SP