Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Aquário Marinho – Curso completo – Ciclo de nitrogênio




logo_especial

Ocorre na transformação bioquímica importante no processo de maturação do aquário, executado por bactérias, conhecido como processo de nitrificação.

A formação de compostos nitrogenados ocorrem por constantes sedimentações dos produtos orgânicos. Essas substância após passarem pelas condição de peptídeo e aminoácidos, são transformado por bactérias heterotróficas em amônia (NH4); para degradar estas substâncias inorgânicas, entra em ação um segundo grupo de bactérias (Nitrossomonas e Nitrosococus) as quais transformam os amoníaco em nitritos (NO2); e em seguida outro grupo de bactérias (Nitrobactérias e Nitrocystis) transformam os nitritos em nitratos (NO3). As Nitrossomonas são denominadas bactérias nitrificantes e as Nitrobactérias, denitrificantes.

mar5

O aquário atinge seus níveis de equilíbrio quando contém, fixadas no sistema biológico de filtração, uma quantidade suficiente de bactérias nitrificantes denifricantes, capazes de reduzir ou oxidar e transformar uma determinada quantidade dos produtos de excreção e restos de materiais orgânicos. É denominado de POTENCIAL REDOX a produção existente entre a quantidade e qualidade dos compostos oxidantes (Bactérias Aeróbias) em relação aos compostos que tende a reduzir substância (Bactérias Anaeróbias), presentes na composição de água no aquário ou seja, alguns elementos cujos átomos possuem tendência a liberar elétrons (agentes oxidantes), outros adquirem elétrons (redutores). O processo de oxidação não ocorre apenas com o oxigênio, mas com qualquer processo onde exista transferência de elétrons.

Alto potencial redox garante a pureza da água, mais moléculas oxidantes que as redutoras constituindo em qualidade elementos capazes de eliminar os resíduos tóxicos, acarretando um ambiente limpo e muito saudável no aquário.

Autores e Ministrantes:
Hamilton J. Borges Júnior
Renato Augusto Bueno de Oliveira
PH7 Aquarium - Campinas -SP