Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Aquário Marinho – Curso completo – Potencial Hidrogeniônico




logo_especial

Do latim “pondus hidrogenii”, significando peso de do íon de hidrogênio cuja nomenclatura universal é pH.

A água é compostas de íons de hidrogênio (Cátion H+) e de íons hidroxíla (ânion OH-), ou seja H2O = H+ + OH-. O pH é o logaritmo negativo da concentração de H+ , uma concentração neutra contém em peso a 10-7gr/l de H+ e 10-7 gr/l de OH-. Ao pesar o íon do hidrogênio determinamos se uma água é ácida, neutra ou alcalina (base).

O valor do pH encontrados nas regiões habitadas por animais utilizados na ornamentação de aquários é de 8,0 a 8,3. É de vital importância manter a oscilação dentro deste limite, tendo em vista a alta sensibilidade que possuem os seres marinhos as variações de pH.

O fenômeno que determina a reação ácida ou base da água, indicado como valor de pH, pode ser imaginado como uma balança. Quando o número dos íons H+ é maior que o número de íons OH-, o fiel de nossa balança se posiciona à esquerda. Quando o número de íons H+ e OH- são presentes em quantidades iguais, temos uma água com o pH -7, ou seja, pH neutro (10-7). No caso de íons OH- serem em quantidades superior ao número de íons H+, o fiel de nossa balança imaginária se posicionará à direita, indicando assim os valores alcalinos da água. Podemos, então, concretizar conforme as balanças abaixo.

mar4

Autores e Ministrantes:
Hamilton J. Borges Júnior
Renato Augusto Bueno de Oliveira
PH7 Aquarium - Campinas -SP