Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Ativistas realizam protesto em João Pessoa contra morte de cães em Igaracy, PB

luke_news
Manifestantes se concentraram no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. (Foto: Andréa Medeiros/Arquivo Pessoal)

Grupos se concentraram no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, e levaram animais resgatados para questionar a eutanásia.

Ativistas de ONGs de proteção aos animais e moradores de João Pessoa se concentraram no final da tarde deste domingo (11), no Busto de Tamandaré, em Tambaú, para uma mobilização contra a matança de cerca de 50 cachorros na cidade de Igaracy, no Sertão paraibano, na última terça-feira (6). A mobilização se estendeu até 19h.

De acordo com Andréa Medeiros, presidente da ONG Missão Patinhas Felizes, foram levados animais resgatados para mostrar que não é preciso de eutanásia. Além disso, um abaixo assinado foi repassado para recolher assinaturas dos manifestantes com o objetivo de solicitar uma audiência pública para esclarecer o que aconteceu na cidade de Igaracy.

O caso foi revelado após denúncias feitas por moradores de Igaracy na última terça-feira (6) e ganhou grande repercussão. De acordo com as denúncias, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, ordenou a morte dos animais alegando que eles estavam abandonados nas ruas, apresentando perfil violento e com doenças.
Após recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o prefeito da cidade, José Carneiro Almeida da Silva, exonerou José Carlos Maia do cargo de secretário de Saúde do município. A exoneração foi divulgada na noite da quinta-feira (9) e aconteceu em função do envolvimento do então secretário com a matança de mais de 30 cães. Por meio de nota, a assessoria informou que José Carlos Maia vai ficar afastado do cargo até que o inquérito sobre a morte dos animais seja concluído.

Fonte: Globo.com