Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Brucelose canina

Eu pude perceber que a sua pagina é sobre cavalos, mas talvez você tenha algum material sobre brucelose canina, pois ja estou procurando a algum tempo, e não tenho conseguido encontrar.
Atenciosamente,

Rogério

Prezado Rogerio,

Brucelose canina:
– Os cães podem se infectar ocasionalmente por Brucella abortus, B. suis e B. melitens, são ocorrencias esporádicas. Mas a Brucelose em cães pode ser encontrada com certa frequencia, principalmente em regiões endemicas.
– Brucella canis é o agente de principal de brucelosse canina, é uma bactéria onde os cães parecem ser os hospedeiros definitivos.
– Os principais sintomas são: abortos sem sinais, principalmente no terço final de gestação, falhas na concepcão e filhotes natimortos ou mal formados.
– Acomete ambos os sexos, e nos machos causa principalmente prostatite, mas pode também vir acompanhada de epididimite, periorquite, e a bacteremia é frequente.
– A transmissão é congenita, venéria ou por ingestão de materiais contaminados, dissemina-se rapidamente em canis muito próximos e principalmente em época de reprodução.
– O diagnóstico é feito através de sorologia principalmente de material do exudato vaginal, mas também do sangue, leite ou sêmem dos cães infectados.
– Tratamento baseia-se na assossiação de estreptomicina e tetraciclina (antibióticoterapia) a longo prazo.
– Profilaxia: controle sorológico com eliminação ou isolamento de cães positivos. Canis onde os cães são alojados separadamente a incidência costuma ser menor.
Abraços,

Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP